Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

#AlexfromTarget

Uma garota tira uma foto de um rapazinho que achou atraente. Ele trabalha na rede de supermercados Target. Ela “hashtag” a foto: #AlexfromTarget. Só isto. Nos dias que se seguiram milhões de outros adolescentes retuitaram a foto e o Alex do Target, empacotador de mercadorias ganha seus 15 minutos de fama. O fenômeno foi para a CNN, Washington Post, “memes”. A humorista Ellen o convida pelo Twitter para uma participação no seu programa: “-Oi Alex do Target, aqui é a Ellen do “Ellen””. Em menos de 15 dias o rapaz virou uma celebridade instantânea e já tem mais de meio milhão de seguidores no Twitter.

Apesar de inchado pela mídia o que aconteceu com Alex nao é nada novo. Esta necessidade de se destacar da massa, e singularizar outros é uma necessidade humana universal. O ser humano coletivo busca individualizar-se e individualizar os que estão ao seu redor.

O conceito de individuação, caracterizar cada individuo como único distinguindo-se do grupo, foi discutido sob o ponto de vista psicológico por Jung, e filosófico por Simondon, e também foi absorvido e descrito como fenômeno antropológico. Da Papua Nova Guiné às tribos da Amazônia estuda-se como membros de sociedades tribais que veem as culturas as quais pertencem como uma necessidade ontológica e coletiva, e ainda assim encontram maneiras de se separarem de se tornarem singulares.

(...)

Leia o artigo completo no blog da Bráulia Ribeiro.

Trabalhou como missionária na Amazônia durante trinta anos e no Pacífico por seis anos. Hoje é aluna de teologia na Universidade de Yale, Estados Unidos, e candidata ao doutorado pela Universidade de Aberdeen, Escócia. Mora em New Haven, CT, com sua família. É autora de Chamado Radical e Tem Alguém Aí em Cima?
Para saber mais, acesse: braulia.com.br
  • Textos publicados: 17 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.