Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A melhor maneira de escolher um candidato: lógica fuzzy

Por Paulo Ribeiro
 
A lógica fuzzy é uma forma de lógica de múltiplos valores em que o valor mais correto das variáveis pode ser qualquer número real entre 0 e 1. É empregada para lidar com o conceito de verdade parcial, onde o valor da verdade pode variar entre completamente verdadeiro e completamente falso.
 
O contexto político dos últimos meses parece ser ideal para a aplicação dessa técnica, muito usada hoje na engenharia e tecnologia, pois a lógica fuzzy tenta resolver problemas com um espectro impreciso de dados que possibilitam a obtenção de uma série de conclusões precisas.
 
A lógica fuzzy baseia-se na observação de que as pessoas tomam decisões com base em informações imprecisas e não numéricas. Modelos ou conjuntos fuzzy são meios matemáticos de representar informações vagas e imprecisas (daí o termo fuzzy).
 
Um exemplo é o sistema automático de frenagem de automóveis. Quando você pisa no freio do seu carro a lógica fuzzy usa sensores de distância e velocidade relativa como entradas e pressão de frenagem como saída. O controlador monitora a taxa de desaceleração do veículo para evitar o travamento dos pneus e a consequente perda de estabilidade direcional.
 
 
Em Provérbios lemos que “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”. Isso sugere não reduzir sua decisão eleitoral a um aspecto apenas. A vida em sociedade é complexa e com muitas facetas. O objetivo deve ser o bem comum, justiça para todos, defesa dos direitos humanos, sustentabilidade ambiental e cuidado especial com os mais necessitados.
 
Nesse caso, a lógica fuzzy não significa incerteza ou confusão, mas o resultado mais adequado dentro das incertezas de algo tão impreciso como a política.  A multidão de conselheiros nas diversas facetas da sociedade (que parece fuzzy) é a recomendação bíblica.
 
Enfim, que tal usar princípios e valores bíblicos para avaliar a relevância de cada conselho nas diferentes áreas, para responder politicamente às muitas demandas e carências sociais?
 
Edição de Ultimato
https://www.ultimato.com.br/revista/396
 

OS CRISTÃOS E O BEM COMUM – O QUE FAZ A VIDA SER BOA PARA TODOS? | REVISTA ULTIMATO
 
O que é bem comum? É o que faz a vida ser boa. Boa para todos. São os bens que tornam a vida humana rica, as condições apropriadas que permitem o desenvolvimento e a realização de cada membro da comunidade. “Buscar o bem comum em seu sentido mais amplo significa insistir continuamente que as pessoas são de valor infinito – valem mais do que qualquer sistema, instituição ou qualquer causa.”

É disso que trata a matéria de capa da edição de 396 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
 

Saiba mais
» Fé Cristã e Ação Política, de Pedro Dulci
» Jesus e a Terra, de James Jones
» O Deus da Justiça e a Justiça de Deus
» O Reino Entre Nós, de Mauricio José da Silva Cunha e Beth Wood
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, foi Professor em Universidades nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Holanda, e Pesquisador em Centros de Pesquisa (EPRI, NASA). Atualmente é Professor Titular Livre na Universidade Federal de Itajubá, MG. É originário do Vale do Pajeú e torcedor do Santa Cruz.
>> http://lattes.cnpq.br/2049448948386214
>> https://scholar.google.com/citations?user=38c88BoAAAAJ&hl=en&oi=ao

Pesquisa publicada recentemente aponta os cientistas destacados entre o “top” 2% dos pesquisadores de maior influência no mundo, nas diversas áreas do conhecimento. Destes, 600 cientistas são de Instituições Brasileiras. O Professor Paulo F. Ribeiro foi incluído nesta lista relacionado a área de Engenharia Elétrica.
  • Textos publicados: 68 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.