Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A ditadura e os pobres

Brasília- DF, 15/03/1967- Posse do Presidente Costa e Silva (1967) / Arquivo-Agência Senado.Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens.” Josué de Castro

Tempos difíceis, diferentes depoimentos e narrativas são construídas a partir de cada ator social, capazes de envolver e mobilizar a todos nós em torno da recente história brasileira. Qual o lugar do pobre na ditadura civil-militar brasileira? A escolha por olhar a partir dos pobres tem em parte a ver especialmente com um olhar centrado para o campo da defesa de direitos e da participação social.

Como era o Brasil, antes de entrar no período da ditadura? Alguns historiadores afirmam que talvez fosse um país que enfrentaria fortemente as desigualdades e ao mesmo tempo vivenciaria maior crescimento econômico. Somente nos dias atuais é que a desigualdade brasileira se configura de maneira semelhante ao que era na década de 1960. Em 21 anos o governo ditatorial levou ao agravamento da pobreza e das desigualdades, ao lado da censura, torturas e negação a participação social. Somente agora, 50 anos após o início da ditadura, é que o país retornou a condições similares de desigualdade daquela época, conforme é possível verificar nos dados do Coeficiente de Gini (fonte), tendo a diminuição dessa desigualdade começado a diminuir – não por acaso – com a retomada das eleições diretas no início dos anos de 1990.

[...]

Leia este artigo completo no blog Dignidade!


• Daniela Frozi é doutora em nutrição (UFRJ), faz pós-doutorado na Fiocruz (DF) e é consultora da Tearfund. É vice-presidente da ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil). Casada com Alexandre e mãe de Daniel. É professora da EBD na Igreja Presbiteriana de Brasília (DF).

Legenda da foto: Brasília- DF, 15/03/1967- Posse do Presidente Costa e Silva (1967) / Arquivo-Agência Senado.


Leia também
A sociedade civil apoiou o golpe de 1964?
O pastor dos torturados

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.