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Palavra do leitor

Uma vida vale a vida

A cena é Lucas 8. Jesus e seus amigos desembarcam em Gerasa. Você precisa saber que a economia dessa cidade grega girava em torno da criação de porcos e há anos ela era oprimida pelo império Romano, sendo violentamente dominada por suas legiões militares. Na época as legiões romanas poderiam ser formadas por até seis mil soldados.

O encontro que Jesus tem ali é com um homem possuído por espíritos malignos. Há tempos ele não usava roupas e nem vivia em casa. Acorrentado, era levado pelos demônios para lugares solitários e seu habitat era o cemitério. Perceba você como o geraseno era um retrato de Gerasa: dominado, desprotegido e deslocado.

Reconhecendo Jesus, "ele" implora que não seja atormentado, porque afinal, o filho de Deus já havia ordenado que os espíritos das trevas saíssem dele. Qual é seu nome? Jesus pergunta. "Meu nome é Legião". Sim, a opressão demoníaca e a violência do império dividindo o mesmo nome: Legião.

Lucas diz que a legião de demônios pede a Jesus que não seja lançada de volta ao Abismo, com A maiúsculo, mas sim na manada de porcos que pastava nas colinas ao lado. Jesus permite. Os demônios entram nos porcos. Os porcos, agora possuídos, lançam-se num precipício e afogam-se no lago. Êxodo. Você se lembra.

Agora curado ele está na companhia de Jesus, vestido e em sã consciência. Sua vida mudou. Jesus pescou o homem outrora afogado na desumanidade consequente da violência das legiões que se manifestava também na indiferença de Gerasa. Não só tirou o cara do cemitério. Tirou o cemitério de dentro do cara.

Mas acontece que os cuidadores dos porcos não enxergaram tanto o homem transformado quanto viram o que aconteceu com os bichos. Para eles a queda dos porcos só podia ser obra do Diabo. Por isso que não celebraram a libertação do homem, antes suplicaram a Jesus que ele fosse embora da cidade. Nem os demônios pediram isso quando ele chegou na cidade.

O que havia por trás do pedido? Os valores daquela sub-elite econômica. Entre a manada de porcos que sustentava a cidade e um homem que conjugava a morte, eles ficavam com o lucro. Gerasenos: o lucro acima da vida, espírito de porco. Jesus: a vida acima do lucro, Espírito Santo.

O homem pede pra ir embora e seguir Jesus, mas ele orienta-o a voltar pra casa e contar o quanto Deus lhe fez. Está plantada na cidade uma presença capaz de resgatá-la do precipício da desumanidade. Aqui Deus liberta o oprimido pra libertar o opressor. Perdão: amar o inimigo.

Minha oração: Pai nosso, que a violência do império não nos faça cidadãos violentos. Perdoa-nos assim como perdoamos. Que Jesus nos salve de nós mesmos e nos faça mais humanos, mais parecidos com ele. Que possamos cuidar uns dos outros e aproveitar o sofrimento pra recolocar a vida acima do lucro. Nos liberta de um espírito de porco e derrame sobre a gente o seu Espírito Santo. Amém.
São Paulo - SP
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