Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sede meus imitadores

Esta é uma palavra em que costumamos lembrar o nome de Paulo. Mas quero fazer lembrar aqui uma outra pessoa que pode e deve ser imitada pelo ministério que teve. Claro que abaixo de Cristo. O único digno de ser vislumbrado. 

Linda e oportuna e a história de Samuel o profeta do Senhor. Um menino que foi gerado em um ventre que estava seco e árido. Um menino que veio ao mundo depois de um clamor sincero. Por isso o seu nome tem o significado (ouvido por Deus) ou (Pedido a Deus). Em uma geração corrupta não muito distante dos moldes atuais desta em que vivemos, Deus levantou um profeta e lhe deu autoridade para ministrar o seu povo. Poderemos aqui chamá-lo de um juiz itinerante, pois ele fazia um circuito em Betel, Gilgal, Mizpá e Ramá, administrando a justiça de Deus aos homens. Mas quem era Samuel? Um jovem que cresceu auxiliado por um idoso sacerdote que ministrava no tabernáculo do Senhor. Se formos olhar na Palavra de Deus veremos que a vida ali não era muito agradável aos olhos do Senhor. Este profeta testemunhou de uma corrupção moral dentro da casa de Deus. E o interessante é que ele não se deixou envolver por aquela situação depravada que vivia Israel e seus sacerdotes. A Bíblia afirma: Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos (Jz 17.6). Por causa desta palavra podemos analisar o tipo de geração que estava em volta a Samuel. Uma geração onde fazia o que se achava melhor. Distanciava-se de Deus mais e mais. Hoje vemos também uma situação semelhante. 

Muitos homens maus, adultério, roubos e tudo que se possa imaginar para o que é mal. Pais que não poupam seus próprios filhos matando sua própria geração. E se usa várias formas para este ato fatal. Pode ser por palavras, abortos, as próprias mãos, ou pelas mãos de terceiros etc. Como Samuel viveu em sua geração? Reclamando? Colocando a boca no trombone? Não é isso que a Bíblia nos relata. Em primeiro lugar não vemos Samuel envolvido em pecados alheios. Em segundo vemos um Samuel que aprendeu a ouvir a voz de Deus e obedecê-la, em um lugar que se fazia o que era mal. A perversidade era tal, a ponto de haver prostituição ali no templo. Os filhos de Eli eram imorais e cobiçosos no Tabernáculo, enquanto isso Samuel estava aprendendo a voz de Deus, e certamente vivia uma vida de oração. Veja I Samuel 12: E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito. Sendo Samuel nascido para o sacerdócio e de família levítica (ICr 6.33-38) é melhor conhecido como o “profeta de oração”. Todos os problemas, então como agora, têm solução diante do trono de Deus. Como você quer ser na sua geração? Um homem/mulher com os moldes deste mundo ou com os moldes e caráter de Cristo? Samuel mostrou ao povo como servir a Deus e que não há nada impossível para o Senhor. Ele estabeleceu para si uma forma de conduta. Resolveu se conduzir segundo os moldes da Palavra de Deus. Hoje Também não devemos perder tempo. Devemos nos santificar em Cristo Jesus Nosso Senhor e Deus. Abrir mão das contendas e palavras vãs é um bom começo. Parece que o Espírito do Senhor dizia a Samuel como disse a Paulo: Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada (Tt 3.9-11). A perversidade esta ai, tentando nos corromper. Mais existe um lugar que ainda podemos viver em santificação e obediência a Palavra do Senhor. Sem precisar se isolar como alguns pensam e faz. Não vou mais a igreja, não quero mas pastor me dizendo o que fazer etc. Samuel aprendeu com um Sacerdote que não ouvia a voz de Deus. Mas certamente um dia Eli foi um bom homem diante do Senhor. Mas infelizmente de bons homens/mulheres a terra esta cheia. Não basta ser bom, tem que haver fidelidade aos princípios de Deus para se ouvir sua voz. Não espere o Senhor levantar outro sacerdote onde você está para que as pessoas possam ouvir a voz de Deus. Pague o preço, e como Samuel se esforce para fazer o melhor: e também o que é de acordo com a Palavra para Deus. Samuel viveu em tempos quando a palavra do Senhor era rara (ISm 3.1). Canaã ainda era uma nação agrícola e pastoril. Se as suas oportunidades de cultura eram menores do que as nossas, ele deve ser recomendado por tê-las aproveitado para aprender dos rolos antigos, e ter-se tornado um juiz tão fiel.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.

Deus e contigo.

www.semeandoapalavra.net
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.