Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Relacionamentos interpessoais

A Palavra de Deus é um completo "tratado", que não descuida dos mais importantes assuntos que nos envolvem no dia-a-dia; toda e qualquer orientação nela encontramos seja qual for a área da nossa vida. E, como veremos neste texto, ela também cuida de orientar com sabedoria os nossos relacionamentos familiares, sociais, trabalhistas e tantos mais.

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama"
(Efésios 5. 25-28).

E ainda: "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações" (I Pedro 3. 7).

Dois Apóstolos trataram do assunto mostrando a importância das ações, das atitudes do marido como líder da família, sacerdote do lar; ele tem que tratar de sua esposa com amor, com carinho, com mansidão, embora "autoridade".

"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido" (Efésios 5. 22-24).

Submissão não é "escravização", é respeito, é amor, é honrar o líder da família, o sacerdote do lar; há a necessidade de que a submissão seja mútua, cada qual cumprindo o seu papel na missão que Deus nos deu como família cristã.

E, ainda: "Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece a palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor" - temor é respeito e não medo - (I Pedro 3. 1-2).

"Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor" (Colossenses 3. 18); vimos, assim, que Paulo e Pedro tiveram a mesma preocupação de ensinar regras sadias para a existência de uma família também sadia.

Quanto aos pais [o casal] a Bíblia diz: "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na "disciplina" e na admoestação do Senhor" (Efésios 6. 4); é muito frequente isso acontecer, os pais provocarem os filhos à ira através de uma disciplina muito rígida, desgastante, sermões constantes e repetitivos que intimidam a criança, tornam-na portadora de complexo de inferioridade, medrosa; ou, ao contrário, rebelde e atrevida.

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6. 1-3).

Há pouco mais de 40 anos éramos uma "turma" de 4 casais; eles eram adeptos da varinha para "educar" os filhos; um dia um deles nos questionou: "cadê a varinha?", pois não viu, atrás da porta, a varinha disciplinadora.

Tivemos, então, a oportunidade de dizer que, de fato, a Palavra de Deus faz menção à varinha disciplinadora (Provérbios 29. 15), mas, bem antes (Provérbios 22. 6) determina: "Ensina a criança no caminho que deve andar e, mesmo depois que envelhecer não se desviará dele".

O sábio rei Salomão ensinou: "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer" (Provérbios 23. 22) – Assim, creio que onde há ensino não há necessidade de castigos, onde há ensino não há "delitos", onde há escolas há menos penitenciárias.

"Quanto a vós outros, servos [empregados, subordinados] obedecei a vosso senhor [patrão, chefe] segundo a carne com temor [respeito] e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo (...) servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre" (Efésios 6 5-8).

"E vós senhores [patrões, diretores, gerentes, chefes], de igual modo procedei para com eles [os servos], deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas" (Efésios 6. 9).

E ainda: "Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu" (Colossenses 4. 1).

No texto que trata do nosso relacionamento com os governantes, diz a Palavra de Deus "Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer as autoridades, como enviadas por ele (...). Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei [respeitai] a Deus, honrai o rei" (I Pedro 2. 13, 14a, 17).

"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor" (Salmo 33.12); ela é saudável e sadia!

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.