Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quanto vale uma ovelha para Deus?

Certamente, para o coração de Deus, tudo. Todas têm o mesmo valor: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10). Deus não desiste de nenhuma de suas ovelhas, por mais que, humanamente, pareça difícil, nada é impossível diante do Seu imenso amor para conosco. Ele tem luz, tem solução e caminho de salvação! 5 Indagou-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; e como poderemos conhecer o caminho?” E disse Jesus: “O Reino é semelhante a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas se extraviou, e era a maior de todas. Ele deixou as noventa e nove e foi em busca daquela única até achá-la. E, depois de achá-la, lhe disse: eu te amo mais do que as noventa e nove.” 6 Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14). Ovelha perdida, para Ele, é prioridade, não importa o valor, todas foram pagas pelo mesmo preço. Deus nos apresenta a melhor oferta a ser paga, o preço mais alto. É Ele quem nos apresenta o Cordeiro sem mácula, sem defeito, o sacrifício de entrega, de doação, a cruz é o divisor de águas da nova aliança, o Verbo encarnado para proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados. É Ele quem oferece o puro Vinho como resgate da celebração da vida. O valor da nossa redenção é estabelecido de uma vez só e nunca mudará ou nem diminuirá. O rebanho do Senhor não é um mercado de negociação, de fé comercializada como moeda de troca, nesta negociação não há barganha. O sacrifício de Cristo tem um significado ético diante do Pai e da humanidade, o resgate pago para nossa redenção de "toda a iniquidade.”

Deus é quem oferece o PREÇO mais alto, e o PREÇO deste resgate é a Cruz. Deus olhou para o seu rebanho e disse, "Eu quero aquele lá, mesmo que o PREÇO seja exorbitante!" Nosso valor é estabelecido de uma vez por todas e nunca mudará nem diminuirá. Deus apresentou a melhor oferta e pagou o PREÇO mais alto. I Coríntios 7:23(Jeremias) “Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens... Vós fostes redimidos, por um preço tremendo... Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens.”
Veio a mim, então, a palavra do SENHOR, dizendo: «Vede não desprezeis um destes pequeninos; porque vos digo que os seus anjos nos céus veem incessantemente a face de meu Pai celestial. {Porque o Filho do homem veio salvar o que havia perecido.} Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se extraviar, não deixa as noventa e nove e vai aos montes procurar a que se extraviou? Se acontecer achá-la, em verdade vos digo que se regozija mais por causa desta, do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que pereça um só destes pequeninos. » (Mateus 18:10)
“2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” (1 Pedro 5:2-4)
O coração de Deus se alegra tanto com a igreja cheia como para um que está carecendo do Seu amor. Cadê o amor, a inteireza moral dos pastores com o seu rebanho. Malditos, raças de víboras! Que negligenciam o rebanho de Deus, em prol de outros interesses. E, prosseguindo advertia Jesus: “Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.” (ZACARIAS 11:15). (Jeremias 23.1) “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. 2 Portanto, assim diz o SENHOR, o DEUS de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. 3 E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão. 4 E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR”. Sendo assim por comparação entendemos que o pastor humano, sacerdote cristão é o guardador e guia das ovelhas de Cristo, que é o Sumo-pastor, pela qual eles darão conta.

(João 10.1)” Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aqueles, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. Em Mateus 12:32 Jesus diz: “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” E Jesus continua: ‘Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai”. (João 10:11-18)
O apóstolo Paulo adverte aos presbíteros de Éfeso: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” (Atos 20:28)
Paulo disse que os falsos estão no meio da igreja: Em Fp.3:18 Paulo disse: “pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo”. Paulo também alertou os presbíteros de Éfeso dizendo: “eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.” (Atos 20:29-31)
Há uma enorme carência de verdadeiros pastores comprometidos e vocacionados para cuidar de suas ovelhas o que presenciamos são pastores enganadores e que vivem para explorar e extorquir o rebanho com falsas promessas de prosperidade. Via de regra, são pastores superficiais que oferecem um tipo de “alimento” incapaz de nutrir as suas ovelhas. Boa parte deles não sabem o que significa cuidar de seu rebanho. Enquanto o bom Pastor busca recuperar o rebanho espalhado, eles vivem para devastá-lo. Muitos não conhecem as verdades elementares do saber nutrir a vida cristã para alimentar e conduzir as suas ovelhas. As implicações desta triste realidade são avassaladoras. A metáfora do rebanho é constituída de igrejas com pregações vazias, moralmente em ruínas, socialmente doentes e espiritualmente decadentes.
A destruição de Judá estava perto quando Deus fez a grande pergunta aos seus líderes: “Onde está o rebanho que te confiei?
Precisamos nascer de novo para Cristo. Só assim poderemos responder a questão: “onde está o rebanho que te foi confiado”, com as mesmas palavras usadas por Jesus para apresentar ao Pai os resgatados: “Aqui estou Eu e os filhos que Deus Me deu” (Hebreu 2:13).
O pastor precisa estar conectado com o seu rebanho na humildade e no amor, para que ele sinta o mover do Espírito Santo do Senhor no seu Ministério de Vidas, que o esperam sedentas da palavra de salvação. (João 10:16). A nação Judaica era designada por "um aprisco". A Igreja por "um rebanho". No capítulo 10:16 o Senhor Jesus diz: "Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco (Israel); também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor". Na palavra "rebanho" encontramos o símbolo dum grupo de crentes, vivendo em comunhão uns com os outros, sob o carinho e proteção do Bom Pastor, dando ouvidos à Sua voz e seguindo-O.
«Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jeremias 3, 15).
Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem: «Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se» (Jeremias 23, 4).
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.