Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Precisamos de pais espirituais?

"Porque ainda que tivésseis dez mil aios (Guias) em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo." 1 Coríntios 4.15

No AT e no NT vemos o termo de paternidade Espiritual. Os profetas no antigo testamento eram considerados pais espirituais para seus servos. No novo testamento Paulo, João e outros apóstolos eram considerados pais espirituais para comunidade cristã.
No AT a expressão no livro dos Provérbios aparece muitas vezes a expressão "meu filho". Ex.: Pv 1,10; 2,1; 3,1; 4,20 etc. Aquele que ensina (Mestre) chama seus alunos (discípulos) de meu filho. A relação que se estabelece entre eles é de pai e filho. Os mestres, educadores da fé são aqueles que dão um norte à vida de outros novos convertidos ao Deus todo poderoso.

Da mesma forma que não recebemos a vida senão através dos pais, assim também, devemos receber a Palavra de Deus proveniente do próprio Deus e de sábios que a transmitem. Em se tratando de Deus e referindo-se a nossa Família temos nossos pais que nos ensinam as coisas concernentes a nossa vida comum. Precisamos de que alguém também nos aconselhe, nos guie corretamente nas coisas espirituais.
Se hoje sou o que que sou, graças a Deus primeiro, e aos meus pais espirituais, que não foi um somente mais 3 que considero de muita importância na minha vida ministerial. Um ainda até hoje é meu pai na fé, e me orienta em coisas difíceis até o momento atual de meu ministério.

A orfandade não terá nunca lugar em meu coração. A igreja precisa de pais e não de líderes. Ou os lideres devem trazer essa igualdade. Entre um e outros filhos que temos tantos físicos como espirituais, tenho uma irmã, tanto ela quanto o esposo que em sua rede social eu apareço como seu pai. Isso é gratificante para mim, e tanto quanto, para ela.
Os primeiros cristãos eram frequentemente rejeitados por suas comunidades ou repudiados por suas famílias. Portanto, o vínculo da "família de Cristo" incluía a criação de uma nova ordem de pais e filhos. (Efésios 2.19). Hoje em dia tem muito pastor e muito crente falando besteira com relação a textos isolados das escrituras para questionar paternidade espiritual.

Com isso desejam atrair likes em suas redes, e ajuda a orfandade dos que se dizem cristãos a crescer cada vez mais. Tornando-os solitários em grande parte e desigrejados. A bíblia nos ensina a por à prova todas as coisas e reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5.21).

Não é apenas ir engolindo tudo o que se ouve. Vamos a Bíblia hoje ver essa questão de paternidade a luz das Escrituras. O termo grego usado por Paulo para filho, significa ter, e ser um relacionamento íntimo e recíproco formado entre os homens e mulheres de Deus onde se cuida de um discípulo com amor, amizade, confiança, da mesma forma que pais cuidam de seus filhos.

No NT, alunos ou discípulos são chamados filhos por seus mestres, porque estes pela sua instrução educam as mentes de seus discípulos e moldam seu caráter" Assim, podemos dizer que a "paternidade espiritual" bíblica é um vínculo de relações, onde um cristão se sente profundamente ligado e comprometido a ajudar outro cristão a amadurecer na sua fé em Cristo Jesus.

Pr. Adélcio Ferreira – IBP-MG

Continuamos no culto on-line as 19h30
Acesse e inscreva-se no YouTube.
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.