Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Omelete de Homilética de Salmões e "Salminhos":

Porções de salmões!

- São bons-pedaços-BONS, não tanto de salmos grandes, mas-MAIS, de TÃO GRANDES salmos!!! (Mas, qual salmo não é importante?)... Vejamos os fragmentos de hoje, digo, de 4 ou 5 do 4 de 1423 antes da era cristã.

1 - Pertinentes, e nada (im)pertinentes –

§ Vimos que o 1º salmo (o 90) foi escrito em outubro de 1461, antes da era cristã, por Moisés, e, que se pensa que o 2º (Salmo 91) também tenha sido escrito pelo mesmo autor, pois o foi à época de suas últimas e belas palavras, de 1º a 5 de março de 1423, pouco antes de sua morte em 6/3/1423. Agora, o 3º “salmo” é um feixe de porções (não “porçinhas”!) de 4 salmos, a quase 30 dias após o luto pela morte do proto-autor salmódico, portanto, como vimos, entre 4 ou 5 de abril. Mais que porções “grandes”, GRANDES porções. São estas: Sl 78.12-66; 105.16-45; 106.1-33; e 135.1-20. § Os estudiosos Edward Reese e Frank Klassen, já bastante referenciados – e, até citados! –, colocam as referências bíblicas vistas acima como salmos históricos memoriais!! – que, sabe-se, é o que se lembra de algo!!! –. Tudo bem, isso esses salmos fazem muito bem. E, exatamente por isso, mais que memoriais, eles são memoráveis! – dignos de serem lembrados!!! Essas porções tratam, primeira e principalmente, das ações miraculosas, portentosas e maravilhosas de Deus, que mostram Sua capacidade, autoridade e seriedade, por isto (!) sendo muitas ações disciplinares d´Ele ao Seu povo!!! – Esse é o conteúdo maior dos textos bíblicos, no “quantitativo”, e, sobretudo, no QUALITATIVO. § Usei a 1ª palavra (pertinente), que é do ano 1446, e a 2ª (impertinente), do 1532, respectivamente, “relevância ou validez; importante” e “aquele que fala ou age de maneira desrespeitosa, ofensiva”, para tratar a parte mais importante desse quarteto de porções dos salmos, pois os atos de Deus são também os que podem chocar alguém, pois Ele é Soberano e Fogo Consumidor! Portanto, nada de impertinentes são esses atos!!!

2 - Conseqüente, não; (in)consequentes –

§ Um outro ponto desse quarteto de fatias de salmos são as deturpações pecaminosas do povo de Deus; isso parece pleonasmo, pois é difícil dizer qual deturpação não é pecaminosa. Todavia, mantemos a expressão para enfatizar que o povo pecou muito contra Deus. Especialmente em seu comentário da parte do Salmo 78 (3º do 4º volume), João Calvino enfatiza muito esse aspecto do pecado do povo; na questão do pedido do "pão", o comentarista assevera – severo! – que os israelitas “soltaram as rédeas de suas luxúrias”, e carne que pediam era para sua luxúria (sobre Sl 78.18; página 211) – “irrefreável luxúria” (78.23; pág. 214), pois eles “se entregaram à satisfação de suas luxúrias (Sl 106.14; p. 278) –. § Essa inconsequência do povo nos faz entender melhor o sentido de longevidade, pois, no 1º salmo – o 90 –, aquela é vista com positivo pessimismo (Sl 90.10), positivo até por quê tinha sentido para aquela geração; no 2º – o 91 –, quando o longevo Moisés chegava forte e com vistas boas aos 120 anos, há o mui positivo otimismo da longevidade, sobretudo por quê Deus disse, quanto ao que o segue-SERVE: “Saciá-lo-ei com longevidade [...]” (Sl 91.16a); e, sobre o Sl 78.33, João Calvino comentou que a “duração de sua vida foi encurtada pela maldição divina” ( 220). § Usei a 1ª palavra (consequente), de 1589, – “coerente” –, e a 2ª (inconseqüente), de 1789 – “contrário [...] ao bom senso” –. Mas, Calvino vai ao convite para mudança: “aprendamos a impor freio a nossos desejos e humildemente descansar contentes dentro do limites que ele [DEUS!] nos prescreveu” (sobre Sl 78.18, 212).

3 - Diligentes, e nunca indiligentes –

§ Esses textos bíblicos mostram, ainda, como as ações amorosas, graciosas ou/e misericordiosas de Deus trouxeram o que estou chamando de reações graciosas dos servos de Deus. Vale a pena pegar as “referências” bíblicas e ler suas “citações” respectivas, mormente a última referência (Sl 135.1-20), que é um “happy end”, ápice, como uma adoração – engrandecimento pelo SER de Deus – e louvor – agradecimento pelo FAZER de Deus –, e, ao mesmo, no mínimo, um convite para tais. § Uma das soluções está apontada no Sl 106.5: Ver a prosperidade dos escolhidos de Deus – que tem o sentido de desfrutar! – e alegrar com a alegria do povo de Deus e com a Sua herança!!! § Usei a 1ª palavra (diligente), do século XIV, e a 2ª (indiligente), de 1669, respectivamente “cuidadoso” e “descuidado”, ou negligente (esta, de 1391 tem sido preferida), para nos lembrar de que precisamos ser cuidadosos, logo, logo, escolhermos o melhor, que é nos conformar ao melhor plano, isto é, o de Deus.

- O melhor fecho para esse feixe de salmos, mais que dizer que acima de memoriais eles são memoráveis é conferir tudo, engrandecer e agradecer a Deus, e não ir na do velho Israel velho, mas, ser diligente.


(Tripas / tri-Paz – 323).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.