Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os "negritos" de Jesus

Costumamos destacar textos que achamos relevantes, seja sublinhando, escrevendo em "caixa alta", ou, na maioria dos casos usamos o negrito para pontuar o quê, julgamos mais importante. Mesmo falando, pela ênfase se pode notar o que é posto em realce.

Em Seu convívio terreno, Jesus foi contra a maré, destacando coisas diferentes, pois sua escala de valores deve ser outra. Após uma série de ensinos do Mestre uma mulher resolveu exaltar algo; "E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam." Luc 11; 27 e 28. Muitos católicos não concordariam com Ele, deixar de exaltar Maria para exaltar à Palavra de Deus, feriria seu modo de culto.

Outros realçaram o sucesso de seus ministérios, sua autoridade sobre o inimigo, mas Ele "negritou" a Salvação; "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus." Luc 10; 20 Outra vez, quando levaram um paralítico ao Salvador, a coisa esperada como prioridade dele, seria cura, e de novo, Jesus "errou" a ênfase. "E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados." Mat; 9; 2 Ainda que depois o curou, colocou a salvação como essencial, não a cura.

O jovem rico enfatizou a justiça própria, Ele, preceituou amor ao próximo e sugeriu que transferisse suas riquezas para um "paraíso fiscal" onde estaria protegida; nada poderia estar mais na contramão das pretensões daquele; abdicar de riquezas aqui, depositar um tesouro no céu por amor ao próximo e seguir a Jesus. "E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades." Mat 19; 22

O príncipe Nicodemos exaltou os milagres feitos pelo Senhor, ao invés de envaidecer-se com o elogio, tocou no ponto crucial, Nicodemos estava morto; “Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Jo 3; 2 e 3

Imaginemos hoje, um Senador da República indo ter com um “apóstolo” ou “bispo” dos atuais elogiando seus ministérios, quantos teriam coragem de denunciar a morte espiritual do ilustre? Provavelmente pediriam uma emenda orçamentária para seus “Templos de Salomão” “Cidades Mundiais” ou assemelhados, e “abençoariam” ao morto sem tocar em seu principal problema.

Jesus era mesmo um chato com essa mania de salvação. Imaginem que uma vez chegou a renegar seus laços de sangue afirmando ser espiritual o liame que identifica a família de Deus? “Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” Mc 3; 31 a 35 Por que Ele foi tão severo com os seus? O mesmo contexto mostra a intenção com a qual O buscavam; “E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.” Mc 3; 21

O fato é que essa “loucura” que leva a Vontade de Deus às últimas conseqüências, recebendo aversão do mundo, é uma virtude tristemente ausente. Dia desses deparei com uma Hilux 4x4 na qual estava escrito: “Jesus é a razão do meu sucesso”. Viram como “Ele” evoluiu? Quem perseguiria um líder de auto-ajuda preocupado com nossa saúde e nossas finanças?

Apesar do texto de Hebreus 13; 8 afirmar que Jesus é o mesmo e sempre será, parece que “Ele” anda com idéias diferentes atualmente. Em certos ambientes, os peitos em que mamou recebem mais honra que a Palavra de Deus; noutros, as curas são realçadas, antes que a salvação; os ministros que deveriam apontar em Seu Santo Nome, para os tesouros no céu, espoliam aos pobres e constroem impérios na terra.

O lamentável é que esse “admirável gado novo” marcado com o ferro em brasa dos gospelclichês é desafeito a pensar; tende a achar loucos os que denunciam seus mestres, que escolheram segundo suas comichões auditivas. Passados uns três milênios da mensagem de Oséias, e tudo, tristemente se repete; “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Os 4; 6

“Para dominar as multidões basta conhecer as paixões humanas, certo talento, e uma boa dose de mentira.” Soren Kierkergaard
Tio Hugo - RS
Textos publicados: 328 [ver]
Site: http://ofarol21.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.