Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os Dez Mandamentos - Introdução

Amados Leitores, Graça e Paz!

Sem a menor pretensão de exaurir o tema, ou de ser legalista, iniciarei uma série de comentários sobre os Dez Mandamentos, e sua contemporaneidade. Buscarei fazer um paralelo entre os mandamentos e o nosso cotidiano, trabalho, família, igreja, política.
Ao contrário do que imaginamos, e muitas vezes nos é ensinado, o Decálogo, ou Dez Mandamentos, é atual e fazem parte do nosso cotidiano.
Os Dez Mandamentos são apenas uma parte da Lei (torá), basicamente o seu inicio, o seu principio. Sobre estes, estão fundamentadas as demais leis que o Senhor estabeleceu para seu povo através de Moisés, no entanto, grande parte dessa lei tem caráter cerimonial, e regras de convivência e justiça, aplicáveis apenas a Israel como nação, e para o período que antecederia a vinda do Messias.
Uma vez que o Messias veio, cumpriu a lei, e o seu propósito na Cruz, grande parte da Lei perde sua utilidade cerimonial, e permanece como história. Porém há várias leis e regras de ordem moral e de convivência, que foram mantidas e ainda devem ser seguidas. Claro que não precisamos mais nos preocupar em ter um pau entre as armas para quando nos abaixarmos do lado de fora da tenda, com ele enterrarmos as fezes, pois nos acampamentos militares modernos tem sanitários, e durante os deslocamentos poucos se preocupam em satisfazer suas necessidades. Nem mesmo é aplicável ao Exército de Israel, nos dias de hoje.
Por isso a judaização da igreja nos dias de hoje é uma afronta a Cristo, e clara violação dos mandamentos do Senhor.
Paulo nos diz que a Lei nos serviu de aio, conduzindo-nos a Cristo, e a sua graça, portanto à salvação por meio deste.
Se assim o foi, porque, os Dez Mandamentos, ainda devem ser observados?
1) Pelo seu caráter moral e espiritual - São princípios que nos remetem ao nosso viver diário, um ponto de reflexão para nossa vida com Deus e nossa vida em sociedade.
2) Por começar com Deus e terminar com o homem - O decálogo inicia com Deus, dizendo quem Ele é, e o que fez por seu povo, estabelece regras de adoração e santidade, são 4 mandamentos, do 1º ao 4º. A partir do 5º mandamento temos regras claras de convivência social, com nosso semelhante, e com nossa família.
Assim, se os observarmos, tendo-os como parâmetro, nossa vida cristã será mais fácil de ser vivida, a santificação se dará de uma forma menos dolorida e menos legalista. Os demais ensinamentos, que a Lei nos traz, bem como no correr te toda a Bíblia, são um detalhamento destes princípios, uma vez que todos, de Jesus a Judas, tratam de assuntos que tem referencia a pelo menos um dos mandamentos.
Espero contar com os leitores nessa singela jornada, pelos 13 ou 14 artigos que publicarei. Conto ainda com os comentários dos leitores, que nos ajudarão a compor os próximos textos, bem como compilar depois todos os artigos e seus comentários. Por isso peço que os comentários sejam colocados na aba de comentários, e não no debate público. Desde o momento solicito autorização para publicação dos comentários no blog www.adinanlkempa.blogspot.com.br.
Em Cristo.
CuiabÁ - MT
Textos publicados: 5 [ver]
Site: http://adinanlkempa.blogspot.com.br
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.