Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Velho Logan e o Novo Homem - Blog Nerd Reformado

Se você está habituado a ler os Quadrinhos dos Mutantes mais conhecidos do Universo Marvel, é um fã incondicional dos filmes de super-heróis ou no mínimo já assistiu a uma animação de X-MEN, então provavelmente conhece muito bem o personagem Logan, mais conhecido por Wolverine. Famoso por possuir uma estrutura óssea indestrutível formada pelo metal fictício adamantium, e por ter um temperamento extremamente explosivo, o herói também se destaca por sua habilidade de reconstrução física, que neste caso é uma capacidade de seu tecido muscular, órgãos ou mesmo organismos se renovarem ou ainda de se recomporem após danos físicos consideráveis, ou seja, por piores que sejam seus ferimentos, sua medula óssea inicia um processo de cura instantânea, fazendo assim com que ele volte a seu estado físico original, esse fenômeno é denominado no universo dos Quadrinhos como Fator de Cura, e geralmente é tratado como uma anomalia genética, que no fim, é uma verdadeira benção aos mutantes que a possuem.
Neste momento, vamos tratar o Fator de Cura como o conceito teológico de Regeneração, que se diferencia da regeneração dos mutantes das histórias em quadrinhos apenas no sentido em que o conceito teológico o trata de forma holística, melhor dizendo, vê o indivíduo regenerado como alguém que foi transformado por completo, e que, portanto é regenerado não apenas no seu exterior, mas na plenitude de seu ser.
Segundo Wayne Grudem em sua Teologia Sistemática, "a Regeneração é o ato secreto de Deus pelo qual ele nos comunica nova vida espiritual. Isso é algumas vezes chamado ‘nascer de novo’ (para usar a linguagem de João 3.3-8)".
Vemos que nos filmes em que o Wolverine está presente, em muitos momentos após uma batalha, ele chega a um estado em que se fosse qualquer outra pessoa, não teria chances de sobreviver, já que ele chega a ter o seu corpo mutilado quase que por completo, porém, o mutante só precisa de sua medula óssea para que seu corpo inicie o processo de regeneração, assim como acontece no relato bíblico da visão de Ezequiel sobre o "Vale de Ossos Secos" (Ezequiel 37). Uma ação sobrenatural acontece, onde há apenas morte, surge vida, esse é o processo de regeneração, uma ação realizada inteiramente por Deus Pai (Jo 1.13) juntamente com Cristo (Ef 2.5; cf. Cl 2.13) e por meio do Deus Espírito (Ez 36.26,27), onde o homem que é o objeto passivo da ação não tem participação alguma nela, a não ser pelos meios de graça (Palavra, oração, sacramentos e igreja) que utiliza e está inserido, mas ainda assim é Deus quem realiza a ação por meio deles.
Segundo a principal confissão de fé reformada, a regeneração "é a obra da livre graça de Deus, pela qual somos conservados pelo Espírito Santo na perseverança da fé em Cristo, adquirindo, desta forma, o amor a Deus e a rejeição pelo pecado". (Breve Catecismo de Westminster – Pergunta 35)
Depois de regenerado, o homem que é naturalmente inclinado para o pecado (Jo 8:34), se vê livre de tal maneira que pode lutar contra ele, e portanto, fazer a vontade de Deus (Gl 5:16). Essa inclinação para uma nova vida não é de maneira alguma perfeita uma vez que ainda não está consumada, mas assim será apenas após a volta de Cristo, com o evento da restauração, mas isso é um assunto para outro momento. Resumindo, a doutrina da Regeneração ensina que o homem é naturalmente morto em delitos e pecados e não pode salvar a si mesmo, que Deus é soberano na salvação de pecadores e que Cristo venceu a morte, e por isso apenas nEle o homem caído é regenerado. Assim como nós, o personagem Logan não é perfeito, mas vive em um constante processo de transformação, somos exortados pelas Escrituras a nos despir do velho homem (Ef 4:22-24), e não viver da maneira que vivíamos antes, uma vez que fomos regenerados pelo Espírito somos chamados a deixar o velho e viver o novo.
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 1 [ver]
Site: http://nerdreformado.wixsite.com/blog

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.