Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O túnel do rei Ezequias

O rei Ezequias construiu um túnel para desviar as águas de fora de Jerusalém, para dentro da mesma, prevenindo assim contra seus inimigos, nos dias de cerco de guerra haveria água dentro dos muros de Jerusalém. Ele foi um rei muito sábio por andou nos caminhos e preceitos do Senhor. O rei Ezequias foi o 13º Rei de Judá, e reinou por 29 anos (2º Crônicas 29). Era Filho de Acaz e de Abi, filha de Zacarias (II Reis 18:2) ou Abia (2 Cr 29:1).

Judá teve seis reis cujos nomes passaram para história como bons reis, entre os 19 que ocuparam o trono, Ezequias estava nessa escassa lista que contava ainda com Asa, Josafá, Joás, Jotão e Josias. Estes reis serviram ao senhor com retidão e integridade.
No exato primeiro dia do seu reinado, reparou as portas e purificou a Casa/Templo de Deus e, reintegrou posse os sacerdotes e levitas no seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5), um ato muito importante para o povo Israelita, uma vez que a páscoa para eles marcava o começo de uma nova história com Deus. Eu não sei sobre você, mais é sempre bom relembrarmos a nossa história com Deus, isso nos ajuda a honrá-lo sempre por tudo o que tem Ele feito por nós.

Além disso, o rei Ezequias combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos, determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, aquela que foi pendurada numa haste, em que olhando para ela, os israelitas eram salvos quando fossem mordidos pelas serpentes ardentes do deserto (Nm 21). Por que novamente o povo a estava adorando. E, devido à sua obediência, a Bíblia relata que Deus trouxe paz ao seu reino. Enquanto cuidou do templo, providenciou a adoração adequada, reta e única, devida a um único Deus justo e reto.

Quebrar os princípios de idolatria, destruir os alteres que construímos durante a nossa peregrinação e tão importante quanto ao fazer uma faxina em nossa casa, lugar onde vivemos e deve estar limpo e agradável para receber visitantes e vivermos sadios e fortes. Em tempos de paz, em vez de ficarmos inertes e inventando estilos de adoração devemos rasgar nosso coração e não nossas vestes, para que quando chegar os dias maus estaremos prontos para enfrenta-los com ousadia e confiança, e depois de ter vencido tudo, permanecer inabaláveis (Ef 6.10).

De acordo com a Bíblia, Ezequias, ao ser confrontado pelo grande Rei da Assíria, Senaqueribe, orou a Deus (precisou de Deus) e este o ouviu e atendeu a seu pedido e ele foi salvo do cerco de Jerusalém (por volta do ano 701 a.C.), através de um anjo enviado por Deus, que exterminou sem muito esforço, cento e oitenta e cinco mil soldados assírios durante a noite. Quando a noite chegar e os inimigos baterem a sua porta, simplesmente peça a seu Deus, e ele o ouvirá. Não precisa muito, ele enviará apenas um anjo, ou simplesmente dará ordens ao que ao anjo que te guarda (Sl 37.7), e este se colocara em oposição aos seus adversários, que em breve serão todos envergonhados diante da sua presença. Também no contexto do cerco, ordenou a construção de um túnel. Que ficou conhecido como o Túnel de Ezequias, para impedir as tropas de Senaqueribe de terem acesso ao precioso líquido (em tempos de sequidão), desviando o curso da água de fora das muralhas de Jerusalém para dentro da mesma.

Toda sorte de bençãos de Deus precisa estar cercada pela obediência a Ele. Assim em tempos de crise, o azeite da botija não faltará, nem a farinha da panela acabara´.
Ainda diz a Bíblia, que após a expulsão dos assírios, Ezequias experimenta um novo milagre. Tendo adoecido gravemente (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer, e ele deveria consertar sua casa. Neste texto muitos utilizam do mesmo, para incitar alguma desobediência do rei, porém vejo que literalmente ele deveria determinar cargos, escrever seus testamentos, e delegar autoridade em seu reino. Não se conformando, mais uma vez Ezequias (precisou de Deus), então ele o rei Ezequias pôs-se a orar e antes que o profeta saísse do palácio, Deus manda Isaías, que retorne com outra mensagem informando, que no dia que Ezequias precisou mais uma vez, Deus ouviu sua oração e lhe daria um acréscimo de mais 15 anos de vida. E, como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias, fazendo atrasar dez graus à sombra do relógio solar construído por Acaz.

Lembrou do que sempre digo em minhas mensagens há anos? Um dia você precisara de Deus. Não para pagar suas contas, lhe arrumar um casamento, ou um emprego melhor. Você precisara de Deus de uma maneira que vai marcar sua história, ou para vida, ou para morte. Aí, meu querido (a), você saberá se realmente tem um Deus no Céu, ou se suas orações são meros gritos vazios, como disse o servo de Deus Jó.
Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para para eles o Todo-Poderoso. (Jó 35:13)
Deus abençoe.

Pr. Adélcio Ferreira - IBP - MG
Site: https://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.