Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O silêncio que realça a autenticidade do ser

Mt 6: 5-15.

No Sermão do Monte, Jesus nos ensinou a orar. Duas realidades inovadoras: “a solitude do ser, e ser alvo do olhar Divino”. Não é a prolixidade e a engenhosidade de nossa fala que determinarão a profundidade de nossa oração. Jesus nos disse que é em “silêncio que somos vistos por Deus”. Pareceria estranho, se não fosse tão profundo! - “Mais do que ouvidos, somos percebidos por Ele” -.

Neste ambiente de encontro, a condição necessária para sermos alcançados pela ternura do olhar Divino é o “silencio do ser”. É necessário “fugir de toda aparência barulhenta da alma”. E, quando acessamos este silêncio, somos abraçados pelo olhar do Pai. De repente, todo o universo se petrifica. Nada mais importa. Estamos a sós com Deus.

Então, toda a verdade sobre o nosso “eu” vem à tona na superfície de nossa alma. Neste momento, o nosso “eu” se desvela desmascarado de toda maquiagem que o camufla; o mestre dos disfarces é denunciado e calado. Neste silêncio, Deus nos olha com ternura e compartilha de Sua visão: vemo-nos como estamos; percebemos que nada somos. Todo quebrantamento se faz necessário, pois, o Deus que tudo vê recebe-nos em Amor.

Destarte, a “solitude” é essencial ao reencontro do ser. Ao acolher a solitude, acolhemos também a dor que acompanha nossa solidão. Mas, diante do olhar Divino, toda angústia se transmuta em redenção; o caudaloso rio de solidão que ameaçava-nos afogar conduz-nos ao nosso Redentor. Não estamos mais sós. Então, somos remetidos a um ambiente de paz e segurança; a nossa alma novamente suspira e descansa. A oração silenciosa nos convence que Ele sempre esteve conosco. A nossa alma reencontra a serenidade do ser.

Descobrimos, então, que orar não é apenas petição; é busca pelo reencontro do ser. De outra forma, Santo Agostinho trata o mesmo conteúdo; “Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti.”. Bendita seja a oração, pois, é um meio de Graça para não nos perdermos do Caminho da autenticidade do ser.

“Por tanto, vós orareis assim [...]”.

Agora podemos falar. Descansada a alma e encontrado o ser, estamos livres e refeitos para “orar falando”. Então, o “Senhor que nos vê”, nos convida a orar na cartilha do “Pai nosso”. Este roteiro revela que a vida está no estreito relacionamento entre o homem e Deus. Relacionamento este que começa pelo ato da “Santificação”, em todas as suas dimensões; e termina na “Glorificação”, em todas as suas particularidades.

Na vida, tudo deve estar circunscrito entre a “Santificação e a Glorificação”. Santificar é reconhecer; Glorificar é confessar. Quando reconhecemos que a Vontade do Pai que prevalece nos céus estende suas cortinas sobre nossa vida, santificamo-Lo. Quando confessamos que Deus está presente em todas as áreas de nossas vidas, incluindo nossas dores, glorificamo-Lo.

Por tanto, a vida se inscreve entre estes dois polos: “Santificação e Glorificação”. O sustento – pão nosso de cada dia –; a relação humana – ser perdoado sob a condição de oferecer perdão –; segurança e paz – não nos deixe cair em tentação e livra-nos do mal – são sustentados pela “Santificação e Glorificação de Deus pelo homem”.

Na solitude da oração, nos reencontramos. Na Santificação e Glorificação, vivemos a prioridade da Justiça do Reino de Deus a fim de que todas as coisas nos sejam acrescentadas. Não podemos orar o “Pai nosso” sem antes trilhar a vereda estreita da “solitude”, pois, a pergunta que Deus fez a Adão – onde estás? – ainda nos inquieta! Onde estamos?

Precisamos passar pelo “jardim secreto da alma” cujas “flores tem cheiro de paz”, a fim de encontrar o olhar cuidadoso e amoroso do Pai. Sem este encontro redentor, a oração do “Pai Nosso” corre o risco de transformar-se em ladainha cansativa de conveniências.

Antes do “Pai Nosso” devemos experimentar o “Amor do Pai”. Este Amor é experimentar o olhar de Deus, sentir o frescor da sombra da Cruz e perceber que somos domicílio do Espírito. Sem a solitude preconizada por Jesus, a oração ao Pai torna-se ladainha qualquer. “Muito mais que palavras, Jesus nos convida a viver a oração”.

“Bom é ter Esperança e aguardar em silêncio a salvação que vem do Senhor”. Lm 3.26.
Morro Agudo - SP
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.