Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O silêncio de Deus

"Ó Deus, não fique em silêncio! Não se cale, nem fique parado". (Salmos 83.1). Este Salmo é da família de Asafe conforme se vê no título do mesmo. Deus faz silêncio e o seu silêncio é sentido, de acordo com o versículo exposto. Como será o silêncio de Deus? Será como o silêncio do homem? O homem muitas faz silêncio diante de um tribunal, orientado pelo seu advogado, quando o melhor é silenciar diante uma pergunta que eu chamaria de "pergunta capciosa". Mas Deus não é como o homem. Ele não tem que temer, silenciar, ou deixar de responder. Há textos na Bíblia que mexem com a nossa mente e nos deixam curiosos e até perplexos. O salmista pediu a Deus: "Não fique em silêncio" o que equivale dizer: Não fique sem ação, não fique parado, não fique estático quando tantas coisas estão acontecendo ao redor. É bom ouvir Deus falar, mas Ele pode também silenciar. Afinal, Ele sabe o que fazer e como fazer. Já tive algumas experiências com Deus, mas essa experiência do salmista chamou a minha atenção. Imagino a situação, pois além do silêncio, não tinha ação: "Não se cale, nem fique parado".

Queremos ouvir Deus falar, seja da forma que for. É mister ouvirmos a voz de Deus, seja na natureza, usando alguém através de uma mensagem, de um louvor, de uma profecia, enfim queremos e precisamos ouvir a voz de Deus. A voz de Deus tem um poder grande e é muito marcante. O silêncio, em geral, é suspeito e incomoda. Quando alguém se levanta para falar geralmente essa pessoa demora um pouco, mexe em alguma coisa, cochicha com alguém, inventa alguma coisa para fazer e isto normalmente deixa a plateia ansiosa. Geralmente a pessoa começa com uma saudação e às vezes se alonga um pouco antes de entrar no assunto em pauta. Tudo isto causa ansiedade na plateia ávida por ouvir o convidado especial. Deus nos fala de várias formas, Ele fala conosco até no vento, ou na chuva e no sol. Ele nos fala através da natureza com sua beleza a qual Ele criou. Eles nos fala através dos seus profetas que Ele enviou para trazer uma mensagem ao seu povo. Quando um profeta fala é Deus que está falando através dele. É bom ouvir a voz de Deus. Ele nos fala de várias formas e através de vários meios. Ele fala muito através do louvor, gosto muito de cantar porque sei que Deus dala comigo através do louvor. Cada palavra do hino é uma benção, um motivo de alegria e regozijo, pois é Deus falando. Tem um hino cujo coro diz: "Fala Deus, fala Deus! Toca-me com brasas do altar. Fala Deus, fala Deus, sim alegre atendo ao teu mandar. (Hino 127 da Harpa Cristã). Sempre canto esse hino e outros nas minhas caminhadas matinais e sinto Deus falando através deste louvor que evoca a sua presença. É interessante como um hino de adoração age na nossa vida. A presença de Deus é sentida e as lágrimas escorrem de nossos olhos. Isto é algo maravilhoso que podemos sentir, não importa onde estejamos, ou o que estamos fazendo, pois a presença de Deus não escolhe lugar e hora. Mas quando se silencia ficamos como o salmista e também oramos como ele: "Oh Deus, não fique em silêncio! Não se cale, nem fique parado". Sentimos a falta de Deus e o seu silêncio nos mostra que algo está acontecendo, pois não é normal. Ficamos preocupados como o salmista e como tantos outros que também passaram por esta situação. Deus nos fala de várias formas usando os mais diferentes meios e canais, por outro lado devemos estar preparados e atentos para ouvirmos a sua voz e isto cabe a nós. A desatenção sempre foi prejudicial, tanto na vida material, quanto na vida espiritual.

Que Deus continue falando conosco e que nós possamos estar atentos à Sua voz. Que possamos dizer como disse Samuel: "Fala Senhor que o teu servo ouve!".
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.