Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O pregador como um semeador interativo

Procure entender a parábola do semeador, imaginando o pregador como um trabalhador que espalha suas sementes. O que leva a semente a germinar? Qual a responsabilidade do semeador contemporâneo para alcançar com eficácia a sua geração? Confira a última parte deste intrigante artigo. 

Na parte 3 abordei a palavra interatividade como uma conexão cultural e emocional que determinado pregador interativo realiza com o seu público. Afirmei também que os exemplos bíblicos mais antigos e contundentes de pregação contextualizada e interativa estão nas parábolas do Senhor Jesus.

Apresentarei nesta última parte do artigo o problema que ainda dificulta a atividade do pregador/semeador interativo.

O problema atual

Tudo o que você leu até aqui teve por objetivo fundamentar a seguinte afirmação: o maior problema do pregador/semeador da pós-modernidade é a urgência de preparar sermões contextualizados às necessidades de uma sociedade cada vez mais interativa por conta do surgimento da informática e da internet.

Alguns pregadores/semeadores parecem ter ainda muito preconceito ao que é novo. Entenda que não devemos aceitar o novo apenas por ser novo. Mas não dá para permanecer preso às práticas de pregação já ultrapassadas apenas para manter as tradições antigas. O mundo pós-moderno, com todas as suas contradições e incertezas, precisa mais do que nunca receber a semente do Evangelho com poder e autoridade, mas esta semente deve ser entregue por semeadores que tenham a coragem de romper com as tradições ineficazes e avançar na comunicação do Evangelho de forma relevante e contextualizada às necessidades desta geração, seguindo o exemplo deixado pelo próprio Mestre dos mestres.

Entretanto, como você poderá se preparar para alcançar eficazmente a sociedade acostumada com a interatividade em seus relacionamentos reais e virtuais? 

A resposta está na sua capacidade de conhecer bem as informações que são fundamentais à mensagem bíblica e dar contornos contextualizadores a essa mensagem, produzindo pregações relevantes e eficazes. Para isso, deverá assumir como sua meta pessoal o domínio da preparação de mensagens – intelectualmente e audiovisualmente – que sejam atraentes e que exijam uma resposta mental inconsciente do seu auditório participante.

Acredito que, com o domínio das técnicas do sermão interativo aliado à unção espiritual dada pelo Espírito Santo, você alcançará o seu público, semeando mais eficazmente as verdades eternas da Palavra de Deus.

Esta é a tese que levantei depois de exaustivas pesquisas no campo da homilética bíblica. Estou ainda pesquisando e organizando os materiais. Caso você deseje participar deste processo, compartilhe suas opiniões comigo. Envie um e-mail ou escreva para mim: Rua Antônio Gonçalves, 21 – Porto Velho – São Gonçalo – RJ. CEP 24430-130.

Faça agora os exercícios abaixo. Você precisará ter em mãos o artigo completo para poder responder às questões.

Veja se você entendeu...

1) Se ainda não fez o exercício que propus no início deste artigo, é uma boa hora para começar, certo? Analise a analogia da parábola do semeador (Mt 13.3-23; Mc 4.1-20 e Lc 8.5-15) com a imagem estereotipada de um pregador à moda antiga. Escreva uma lista das associações que este tipo de analogia traz à sua mente.
2) Baseado no seguinte trecho: “O sonho de todo pregador/semeador da Palavra de Deus é transmitir mensagens vindas do trono de Deus, movidos pelo Espírito Santo, de modo a transformar e edificar a vida de seus ouvintes”, faça uma redação de 10 linhas sobre os atuais obstáculos que o pregador enfrenta para alcançar esse objetivo.
3) O que significa o termo “contextualizar”? Qual a importância dessa palavra para o semeador pós-moderno?
4) Adaptar a mensagem ao nível cultural do público é o mesmo que pregar interativamente? Explique com suas palavras.
5) Paráfrase é a nova apresentação de um texto, visando torná-lo de leitura mais fácil e agradável ou dar novo enfoque para o seu sentido original. Assim, produza uma paráfrase do seguinte trecho: “O maior problema do pregador/semeador da pós-modernidade é a urgência de preparar sermões contextualizados às necessidades de uma sociedade cada vez mais interativa por conta do surgimento da informática e da internet”.

Paz e bênção!

Leia a  parte desse artigo.
São Gonçalo - RJ
Textos publicados: 7 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.