Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Perfil de Um Bom Político

Estamos novamente em ano de eleição e uma pergunta pode surgir: Qual deve ser o perfil de um bom político?
Além da capacidade administrativa e das habilidades de relacionamento e proposição de ideias, existe o conjunto de atitudes que compõe o caráter!
Houve um governador em Israel que viveu entre os anos 500 e 400 a.C., cuja história está narrada no livro que leva seu nome, Neemias. Ele foi o responsável pela obra mais importante do país naquela época. Israel era constantemente ameaçado por nações inimigas e era necessário construir uma muralha em volta da cidade. No capítulo 6, verso 15 lemos: " Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de Elul, em cinquenta e dois dias."
Para se ter a conclusão de uma obra tão grande, importante e em tempo recorde foi necessário trabalhar outras questões que trouxessem uma unidade nacional. O país sofria um colapso administrativo como podemos perceber na narrativa do capítulo 5 de Neemias. Vejamos:
Injustiça social: "Somos muitos, nós, nossos filhos e nossas filhas; que se nos dê trigo, para que comamos e vivamos." (v. 2)
Crise financeira: "As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas hipotecamos para tomarmos trigo nesta fome." (v.3)
Alta carga tributária: "Tomamos dinheiro emprestado até para o tributo do rei..." (v. 4)
Essa reforma começou quando Neemias se propôs a ouvir o clamor das ruas, do povo. "Ouvindo eu, pois, o clamor do povo e suas palavras, ..." e se indignar com a situação "... muito me aborreci." (v. 6).
Convocou as autoridades para uma reforma política, social e econômica. "repreendi os nobres e os magistrados e lhes disse: Estais agindo com usura!... e convoquei contra eles um grande ajuntamento." (v. 7)
Abriu linhas de crédito do próprio patrimônio. "Também eu, meus irmãos e meus servos lhes demos dinheiro emprestado." e a juro zero. "Demos de mão a esse empréstimo." (v. 10).
Fez os agiotas e banqueiros devolverem o que tinham tirado do povo. "Restituí-lhes hoje... as suas terras, as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas..." e devolveu os impostos e juros cobrados de forma abusiva (12% ao ano) ”... como também o centésimo do dinheiro, do trigo, do vinho e do azeite, que exigistes deles." (v. 11).
Além disso, Neemias e sua equipe não desfrutaram das "mordomias" que tinham direito como governo. “... desde o dia em que fui nomeado seu governador... nem eu nem meus irmãos comemos o pão devido ao governador." (v. 14).
Arregaçou as mangas e se pôs ao trabalho de construção do muro. “... também na obra deste muro fiz reparação... e todos os meus servos se ajuntaram ali para a obra." (v. 16).
Hospedou, durante a obra, cento e cinquenta pessoas em sua casa e os sustentou com recursos próprios. “... cento e cinquenta homens... eram meus hóspedes. O que se preparava para cada dia era um boi e seis ovelhas escolhidas, também à minha custa eram preparadas... nem por isso exigi o pão devido ao governador..." (v. 18).
Se Neemias fosse candidato hoje, com certeza votaríamos nele!
Mas qual será o segredo desse cidadão? Desse político que foi exemplo?
O próprio texto de Neemias responde: "Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta ciclos de prata; até os seus servos dominavam sobre o povo... (qualquer semelhança não é mera coincidência) ..., porém eu assim não fiz, POR CAUSA DO TEMOR DE DEUS." (v. 15)
Quem não tem o temor de Deus não está apto para governar!

Pense nisso,
Pastor Gilberto Gedaías Alves
www.rhemanescente.com.br
Sumaré - SP
Textos publicados: 8 [ver]
Site: http://www.rhemanescente.com.br
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.