Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O dever [ou o amor] de pregar

"Para um seguidor de Cristo, um dos maiores pesares na vida é perceber que nunca falamos a um amigo sobre Jesus" (Karl Cameron Shafer -Flórida, EUA- Devocionário No Cenáculo).

"Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo [quer seja oportuno, quer não], admoesta, repreeende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas" (II Timóteo 4. 1 a 3).

Jesus, nos momentos finais de sua permanência física aqui na terra, comissionou-nos para levarmos a sua Palavra, o evangelho, a toda criatura, com o tão conhecido "ide", que, segundo os doutos, no original não é "ide", mas "indo".

Seja qual for a conjugação do verbo, o importante é que Ele nos deixou uma grande comissão, que é o de "fazer discípulos" (Mateus 28. 19), "pregar" (Marcos 16. 15), e "testemunhar" (Atos 1. 8).

É nossa missão, portanto, queiramos ou não, a tarefa de transmitir a Palavra de Deus àqueles que não a conhecem, com o objetivo único de salvá-los da perdição eterna.

Um alerta: a nossa missão é só a de pregar, e não a de converter alguém.

Isto é tarefa do Espírito Santo de Deus que nos convence "do pecado, da justiça e do juízo" (João 16. 8).

Quanto ao "salvar", o assunto tem dois enfoques: -

-salvar do pecado, fazendo da pessoa que era "criatura de Deus" passar a ser "filha de Deus" (João 1. 12).

- salvar da ira vindoura, expressão bíblica que representa a grande tribulação que virá sobre todo o mundo, depois que os convertidos a Jesus [igreja] tiverem sido arrebatados para o encontro com Jesus nos ares, entre nuvens.

É procedente, portanto, a afirmação acima de que é um dos maiores pesares na vida perceber que nunca falamos a um amigo sobre Jesus, assim como é importantíssima a Palavra de Deus, através de Paulo, transmitida a Timóteo, que devemos pregar seja oportuno ou não, a tempo e fora de tempo.

Qual a preocupação do autor da frase acima, Karl Cameron Shafer?

Sua preocupação, que deve ser a de todos nós cristãos, é que o amigo, com o qual não falamos de Cristo, não alcance a vida eterna diante de Deus, tendo em vista que não teve a oportunidade de receber Jesus no coração como seu suficiente e único Senhor e Salvador, condição "sine-qua-non" para ingressar na família de Deus, e, via de conseqüência, ser levado ao céu ou na sua morte, ou no arrebatamento dos salvos.

No livro do profeta Ezequiel, Deus nos fala, claramente, o seguinte:

"Quando eu disser ao perverso: Certamente morrerás; e tu não o avisares, e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei" (Ezequiel 3. 18).

Fica claro que, se não evangelizarmos, seremos os responsáveis, diante de Deus, pela morte, pelo sangue, pela perdição daquela alma.

Mas se pregarmos, se ensinarmos, se testemunharmos, Deus também deixa clara a nossa situação, caso alguém, ainda assim, for achado sem ter recebido Jesus:

"Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu salvaste a tua alma" (Ezequiel 3. 19).

É certo que essa Palavra foi dirigida a Israel, mas é aplicável também à Igreja, tendo em vista que fomos comissionados por Jesus para este grande Ministério de evangelizar a toda a criatura.

Devemos evangelizar por medo das consequências contra nós, ou devemos evangelizar por amor ao próximo?

Não importa a diferença, pois, de um jeito ou de outro, o próximo será alcançado pela Palavra de Deus, mas muito melhor é que o façamos por amor ao próximo.

Inclusive o amor é uma das características do "fruto" do Espírito Santo em nossas vidas (Gálatas 5. 22-23).

Assim, embora a New Age esteja tentando convencer a todos de que não se deve evangelizar [não fazer "proselitismo"], de que se deve "deixar cada um na sua", nossa postura deve ser a de obedecer a Deus.

Por último, devemos nos lembrar do questionamento de Deus, através de João:

"Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão [seu próximo], é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê" (I João 4. 20).

Assim, prezado leitor, se você ainda não prega a Palavra de Deus a toda criatura, que esteja ao seu alcance, faça isso por amor ao próximo e por obediência a Deus.

Uma dica: a internet é um excelente veículo para isto, pois alcança o mundo todo de uma vez.

E você, prezado leitor, que ainda não entregou seu coração a Jesus, reflita nisso, ore, fale com um cristão, e passe a fazer parte da Família de Deus, recebendo a Cristo no seu coração.

Editor do Sê Fiel
www.sefiel.com.br
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.