Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O culto da sua igreja tem agradado a Deus?

O Novo Testamento não apresenta uma forma de culto a qual os cristãos devem seguir, mas oferece alguns princípios que devem ser observados. Primeiramente, o culto precisa ser Cristocêntrico. Jesus Cristo deve ser o centro do culto. Infelizmente, não é isso que se vê no meio religioso. Uma das coisas que se pensa no meio religioso sobre culto é uma reunião no templo. Para muitos o lugar de cultuar a Deus é na igreja, essa ideia é antiga, vem de longos séculos.

Muitos vão à igreja e acham que cultuam a Deus porque voltam se sentindo bem, depois de uma semana de muito trabalho, problemas familiares e financeiros e no "culto" tem a oportunidade de se extravasar, pular, gritar, rodar e outras coisas mais. Outros se dizem religiosos e são freqüentes as igrejas, porque deseja receber algo de Deus como saúde, carro, casa, trabalho, dinheiro, etc. Assim tem sido a idéia de muitos que são religiosos e nessas coisas dizem que estão cultuando a Deus.

Outro princípio do culto no N. T. é o amor. É impossível uma pessoa que não ama o próximo prestar culto a Deus. Por mais honesta, verdadeira, ética que seja se não tiver amor, o culto dela será em vão. Jesus disse aos seus discípulos em João 13.35, “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. É uma vergonha o que se percebe em muitas igrejas. Muitos irmãos não se falam, e há grande contenda no meio deles, ao ponto de se tornarem inimigos. Ovelhas inimigas do pastor, pastor inimigo das ovelhas. Como pode uma igreja assim prestar culto que agrade o coração de Deus?

Jesus ao mandar João escrever a igreja de Éfeso aprovou a atitude do pastor e da igreja por não suportar falsas doutrinas; aprovou a igreja por suportar provações e não se deixar levar pela idolatria e por suportar as provações por causa dos ensinos que tiveram e pernaceram firmes; porém, foram reprovados por Jesus por terem abandonado o primeiro amor que eles tinham no início da igreja, conforme relatado em Efésios 1.15. O apóstolo Paulo ensina a igreja de corinto que, “Ainda que eu fale a língua dos anjos e dos homens... Ainda que tenha o dom de profetizar e conheça os mistérios e toda a ciência; ainda que tenha fé a ponto de transportar montes... Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada serei e nada disso se aproveitará”. A igreja de Éfeso foi chamada ao arrependimento, o seu culto não estava agradando a Deus.

Estou com medo! Tenho visto muitas coisas no meio cristão que não condiz com as santas escrituras. Atualmente, o individualismo tem crescido nas igrejas e com isso tem havido relacionamentos superficiais. Os “irmãos” compartilham do mesmo ambiente de culto e dizem estar adorando a Deus nessa situação. Jesus relaciona e até condiciona a comunhão com Deus à nossa comunhão com o próximo. Como posso amar a Deus a quem não vejo e odiar o irmão a quem vejo e compartilho do mesmo ambiente que ele? A igreja cristã verdadeiramente pautada pelos princípios bíblicos certamente agirá diferente da igreja apresentada acima. A igreja que presta um culto verdadeiro a Deus certamente terá como principio: a doutrina dos apóstolos, a comunhão, o partir do pão e a oração.
Altamira - PA
Textos publicados: 22 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.