Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

No que somos parecidos com Judas

“Mais graças a Deus que nos dá vitória”. Certa vez, respondendo a um amigo que me indagava sobre a luta que enfrentamos diariamente para nos mantermos fiel a Deus diante das investidas do inimigo (diabo), disse: “mais importante do que não darmos lugar ao nosso inimigo é não nos aliarmos a ele contra nós”.

A bíblia nos dá exemplo de uma pessoa que se aliou ao inimigo contra si mesmo. Judas. O (ex)Apóstolo cometeu um pecado e deixou-se aliar ao inimigo, ignorou a repreensão de Jesus e seguiu o seu caminho. A primeira impressão que temos de Judas, ao lermos sua historia, é a de que ele foi movido pelos mais “sujos” dos sentimentos. Não acredito que o coração de Judas tivesse sido cheio de rancor ou magoas na hora da traição, e não creio também que o sentimento que o levou a trair o Mestre foi o de ódio – até porque Jesus nunca inspirou esses sentimentos em qualquer um que tenha experimentado certa proximidade com Ele e conhecido sua conduta no labor do dia-a-dia. Judas tinha em seu coração um sentimento muito comum a todos nós; ansiedade. Judas ansiava pela libertação política (revolucionária?) de Israel, e não poderia deixar de aproveitar a oportunidade de ver o povo se revoltando contra o “império do mal”, pela prisão de um Justo. Teria sido esse o motivo da traição?

Assim como o (ex) apóstolo, muitas vezes, nos fazemos traidores do Mestre por não conseguirmos vencer as nossas ansiedades, solicitudes e confiarmos no Senhor. Como é difícil, muitas vezes, vencer o nosso ego e confiarmos na provisão Divina para nossas ansiedades terrenas. Por isso, inúmeras vezes ao longo da vida o que nos diferencia de Judas é somente o fato de não nos precipitarmos no abismo. Temos facilidade de ver as coisas de maneira horizontal, e para não ter as mesmas perspectivas de Judas sobre o reino que Deus planejou é preciso consagração diária ao Senhor. Não basta vencer uma vez, é preciso tomar diariamente a nossa cruz e segui-lo.
Diante de tudo isso, podemos afirmar que a misericórdia “absurda” de Deus teria alcançado a Judas se esse a aceitasse? Qual é a sua opinião?

Ao nos depararmos com a história dos apóstolos, antes do pentecostes, descrito em Atos capitulo dois, vemos que os mais promissores entre os apóstolos cometeram erros tão dignos de morte quanto Judas. O que dizer da “traição” de Pedro. Foi um erro maior ou menor do que o de Judas? (Mateus 26: 73,74) - E nós, no que somos diferentes de Pedro?-. Sem duvida que a negação de Pedro foi tão grave quanto a traição de Judas; a diferença é que Pedro não se precipitou e pode experimentar a misericórdia de Deus. (João 21: 17)

Portanto, quando você se lembrar de Judas nunca o condene pela traição, pois Cristo não o condenou por isso. Mas quando se lembrar de Judas, lembre-se de que na pele dele você, na condição de pecador, talvez, faria o mesmo. Judas e Pedro eram pessoas como nós com falhas e virtudes, pessoas que cometeram erros na caminhada com o Mestre. Quantas vezes nos vemos cometendo erros parecidos ou iguais aos dos apóstolos? Mas podemos aprender com a diferença de atitude dos dois. Judas desesperou-se, se precipitou e morreu. Pedro teve esperança, não desistiu da vida e a VIDA não desistiu dele.

Não se precipite se entregando ao erro. Nunca ache que o seu pecado é maior do que Deus. Achar isso é fazer como Judas – colocar o pecado acima da misericórdia de Deus. Deus quer perdoar o seu pecado e lançá-lo no mar do esquecimento, e a única pessoa que pode impedir Deus de fazer isso é você. Se você esta na condição que Judas e Pedro já estiveram se arrependa de todo coração, tome cada dia a sua cruz, sirva ao Senhor e confie em sua palavra, que diz: “nem eu te condeno; vá e NÃO peques mais”. (João 8: 11)
Mairinque - SP
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.