Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Mestre, aluno e discípulo

Definição - Segundo o dicionário Aurélio, aluno é aquele que recebe instrução ou educação de mestre; já a definição para discípulo vai além de apenas receber ensino de alguém; é o que segue as idéias e doutrinas de outrem. Ou seja, o aluno apenas recebe a instrução sem necessariamente colocá-la em prática, todavia o discípulo além de recebê-la, segue as instruções e doutrinas na prática. Como disse o apóstolo Paulo a Timóteo: "Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino..." 2 Tm 3.10.

O aluno - Eis a grande diferença entre o aluno e o discípulo na vida cristã: o aluno é aquele que apenas ouve a instrução, a doutrina, participa da escola dominical, dos cultos, etc., porém, não as põem em prática, como disse o apóstolo Tiago: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes..." Tg 1.22. O próprio Senhor Jesus comparou estes, àquele que edificou sua casa na areia (Mt 7.26).

O discípulo - Por outro lado, o discípulo é aquele que coloca em prática o que aprendeu como Elizeu, que deixou tudo e disse a Elias: te seguirei e realmente o fez (1 Rs 19.20); e em cada circunstância dizia: tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. 2 Rs 2.2,4,6. O discípulo passa a desenvolver características que são próprias do seu mestre; passa a segui-lo, a parecer-se com ele e imitá-lo. O apóstolo Pedro, mesmo negando o seu mestre, foi reconhecido porque era realmente um discípulo; embora estivesse em um momento de fraqueza, já havia passado alguns anos ao lado do Mestre e seguido de perto o seu ensino; já possuía características próprias do Senhor Jesus, que a própria criada testificou: “... a tua fala te denuncia” Mt 26.73.

O exemplo - Jesus era o tipo de mestre que não apenas ensinava por palavras, mas por obras também, como o evangelista Lucas testificou “... acerca de tudo que JESUS começou, não só a fazer, mas a ensinar”. Jesus conciliava o ensino verbal com o prático. O apóstolo Paulo, teve a ousadia de dizer: “sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.” 1 Co 11.1. Ele realmente imitou o Senhor de uma forma que dispensa comentários; o resultado e os frutos desse aprendizado foram claros: fundou igrejas, padeceu pelo evangelho, escreveu grande parte do Novo Testamento e se tornou um dos maiores missionários entre os homens.

Resta-nos imitarmos o nosso Mestre, colocando em prática tudo o que temos aprendido, como disse o escritor aos Hebreus: “convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas”, e de alunos nos tornarmos discípulos; e não pára por ai, por que o Senhor Jesus nos ordenou: Ide e fazei discípulos.

vidacristavitoriosa.blogspot.com/2009/09/mestre-aluno-e-discipulo.html
Cuiaba - MT
Textos publicados: 18 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.