Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Maridos, sejam submissos!

Muitos homens casados relatam enfrentar um sério problema em seus lares: esposas insubmissas. Em síntese, por insubmissão, quero chamar toda postura, atitude ou convicção que negue, rejeite ou não reconheça a liderança masculina no contexto do lar cristão. Como o assunto é complexo e, demandaria, mais tempo e competência, quero me restringir aos limites da minha própria experiência.

Quando casei, eu tinha uma ideia implícita de que logo após o "eu vos declaro marido e mulher", automaticamente Lívia assumiria o "papel" de submissão diante da minha declarada liderança. Isso obviamente não aconteceu. Para minha surpresa, ela não acatava o que eu dizia e também não seguia os meus conselhos. Comecei a ficar ressentido. Como eu poderia continuar entregando a minha vida por alguém que não se submete a mim?

A resposta de Deus para mim veio como uma pergunta: "Você é submisso a mim? ". "O que é isso que você exige da sua mulher, mas que você desconhece? ". Deus me fez entender que, a minha insubmissão a Ele me tornava inapto para exercer a liderança do meu lar. A minha confusão acerca da dinâmica do casamento, escancarou diante dos meus olhos, sérias debilidades no meu entendimento acerca do próprio Evangelho. É exatamente disso que trata, Efésios 5: uma compreensão frágil e confusa do evangelho gera casamentos frágeis e confusos.

O tratar de Deus, por intermédio da Sua Palavra, me fez experimentar mudanças desafiadoras e, a partir delas, tudo passou a fazer mais sentido para mim (e para Lívia também). Todas essas mudanças começaram com um princípio fundamental que eu quero compartilhar com você. Este princípio é: "Maridos, sejam submissos! ". A quem? A Deus. Bem, Deus trabalha com hierarquias, goste você ou não. O fato de haver uma ampla utilização de passagens bíblicas como justificativa para a subjugação da mulher não nos autoriza imputar culpa às Sagradas Escrituras. O problema não está na orientação bíblica, mas em como a cultura machista e carnal formulou um entendimento deturpado para essa instrução. No contexto do casamento cristão, a hierarquia estabelecida por Deus não torna o homem em um ser privilegiado, superior ou um "dono" da mulher, mas alguém que desenvolve uma função de liderança, do mesmo modo que Cristo é "o cabeça" da Igreja [Efésios 5.23].

Quando o apóstolo Paulo afirma: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela..." [Efésios 5:25], o que fica ecoando em minha cabeça é a expressão: "como também Cristo amou...". E como Cristo amou a Igreja? Simples! Guardando os mandamentos do Pai [João 15.9-10], fazendo a vontade do Pai e não a própria [Lucas 22.42], tomando decisões e agindo segundo o propósito do Pai e não a partir de si mesmo [João 5.30], por fim, sendo obediente até a morte [Filipenses 2.8]. Além disso, Cristo amou a Igreja entregando-se por ela, santificando-a, purificando-a, cuidando dela como alguém que cuida do próprio corpo, alimentando-a e sustentando-a [Efésios 5. 25-29].

Todos estes princípios aplicam-se aos maridos. Para ser líder, primeiro você precisa ser submisso, isto é, não fazer a própria vontade, mas a vontade de Deus. Sem submissão você não é um líder segundo a Bíblia e corre o risco de se tornar um zero à esquerda ou um tirano machista. Um dos motivos pelos quais Deus estabeleceu você como líder é o dever de ser o primeiro no exercício da submissão. Uma coisa eu aprendi com o Senhor Jesus e esta coisa é que, no casamento, alguém tem que ser o primeiro a dar o braço a torcer, se render e servir. Este alguém deve ser eu, homem.

Jesus lavou os pés dos seus discípulos a fim de dar exemplo, mas não apenas por isso. Ele assim procedeu, primeiramente porque era submisso a Deus Pai, e a sua submissão independia do quanto seus discípulos eram submissos ou não. Você não pode condicionar sua submissão, à submissão da sua esposa. Você precisa ser o primeiro.

Submissão é algo voluntário. Assim como Deus nunca me obrigou a me submeter a Ele eu não posso proceder assim para com minha mulher. Submissão forçada não é submissão, é opressão. Ser submisso não significa uma obediência cega a tudo o que o outro diz, manda ou ordena. Deus não espera isso de você e você não deveria esperar isso da sua esposa. A fé cristã é racional e toda obediência é condicionada ao entendimento da própria palavra de Deus.

Quando você é submisso a Deus, a esposa tem prazer na submissão. Ela verá que você não toma decisões solitárias, mas busca conhecer e fazer a vontade do Senhor, levando em consideração a Bíblia, o conselho e a participação ativa de sua adjutora. Sua esposa verá que há em você o mesmo sentimento que havia em Jesus Cristo [Filipenses 2.5]. Ela terá prazer em ser submissa a você sobretudo por perceber que você não obedece à sua própria natureza, não vive em função de si mesmo e nem faz apenas a própria vontade, mas é submisso a Deus e à Sua palavra. Um marido submisso a Deus é um terreno fértil para uma esposa submissa.
Cruzeiro Do Sul - AC
Textos publicados: 5 [ver]
Site: http://psicologiaselvagem.blogspot.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.