Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Início doloroso, final de glória

"Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: 'Com muitas dores o dei à luz'. Jabez orou ao Deus de Israel: 'Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores'. E Deus atendeu ao seu pedido." (1 Crônicas 4:9-10)

As dificuldades do dia-a-dia muitas vezes são tantas que a angústia toma conta de nossa alma. Geralmente, o início de nossas vidas é complicado, tempo de muitas decisões e de muitos erros também.

É assim que era a vida de Jabez. A Bíblia relata que a mãe de Jabez lhe deu este nome, que significa “aquele que causa dores”, devido às dores que sentiu durante o parto desse filho. É fato que no Velho Testamento os nomes eram dados de acordo com a situação em que os filhos haviam nascido, ou em homenagem a algo que muito significava para a família. No caso de Jabez, ele causou muitas dores a sua mãe, por isso recebeu este nome.

Bem, uma pessoa que leva como nome “aquele que causa dores” poderia não esperar muito da vida. O seu nome já profetizava a seu respeito. Seu nascimento, o começo de sua vida, já profetizava coisas ruins a seu respeito, no entanto, este foi apenas o começo de sua vida.

Jabez, pelo que a Bíblia nos relata, foi o homem mais respeitado de sua família. Jabez não ficou penalizado consigo mesmo com o que aconteceu durante o seu nascimento e por isso não agiu como se fosse vítima. Muito pelo contrário, Jabez apegou-se a Deus e isso mudou a sua vida.

Era um homem de comunhão com Deus: “Jabez orou ao Deus de Israel”. Buscava ao Senhor com a sua vida. E o fato de buscar ao Senhor fez com que não continuasse naquela vida de dores. Ele apegou-se a Deus e Deus mudou a sua história.

Jabez orou: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. A oração dele foi completa, englobou o que precisava, levou a Deus as suas necessidades, confiou a Deus a sua vida, sua história, suas necessidades.

O que se segue, após a oração de Jabez é que a Bíblia relata que Deus atentou para a oração de Jabez e o atendeu. Então a primeira frase do versículo faz sentido: “Jabez foi o homem mais respeitado de sua família”.

Jabez teve um início de dores, mas isso não o traumatizou isso o levou pra perto de Deus. Ele conheceu a Deus e entregou a situação de sua vida ao Senhor, e o que aconteceu foi que Deus mudou a história da vida de Jabez. Seu final não foi igual ao começo.

Tanto não foi igual que no meio das genealogias, a Bíblia pára e faz uma alusão a Jabez, como um homem que teve um início difícil, no entanto, no final de sua vida, Deus mudou a sua história. Uma referência extensa, que toma conta de dois versículos.

Jabez apegou-se ao Senhor e teve sua vida mudada.
Blumenau - SC
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.