Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Imagem e semelhança

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Gn 1.26

Podemos ver neste texto Deus concedendo ao homem a capacidade de raciocinar. E lhe possibilitou, também, agir, poder crer que Deus é seu criador, como também discordar de tudo e dizer que tudo é obra da natureza.

Eu, na minha declaração de fé, creio em Deus não só como o criador do homem, mas também como aquele que lhe concedeu faculdades, capacitando-o para o discernimento e para interagir. E pela fé, pela interação com Deus, vem a comunhão com Ele, a adoração, a gratidão.

Na verdade, não há como dizer que neste texto Deus está requerendo para si adoração de quem ainda seria criado por Ele, mas dá para perceber que está criando gente inteligente e capacitada para liderar - “Tenha domínio”. Gente capaz também para refletir sobre o criador e para reconhecer sua soberania, como o Apóstolo Paulo fez em Rm 11.33-36: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

Avançando nas ideias e nos pontos de vistas, percebemos os homens em dois cenários distintos, valorizando as estampas das imagens que Deus criou neles. Alguns se detêm na glorificação ao Deus criador, conforme o Apóstolo Paulo fez no texto que transcrevemos. Outros, entretanto, embora também reflitam a imagem de Deus, conseguem para si a glória, a fama e aplausos da sociedade. A glória individual provinda da fama passa, mas o homem de fé se esmera em busca da glorificação a Deus.

O Catecismo Maior de Westminster, em sua primeira pergunta, enfatiza que a finalidade do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre.

Então, o que podemos dizer sobre o homem, criado à imagem e à semelhança de Deus? De um lado, há os que se satisfazem ao vender a imagem para serem vistos pelos homens e, de outro, há os que se alegram na comunhão com o Pai Celeste, conforme exemplifica a parábola que Jesus relata em Lc 18. 9-14. A parábola mostra dois homens orando: um faz intensa adoração a Deus e recebe aplausos divinos. O outro também presta adoração, mas seu objetivo é ser aplaudido pelos homens.

Eu e você somos imagem e semelhança de Deus, segundo a narração de Gn 1.26. Podemos escolher se queremos adorar verdadeiramente a Deus ou se, no momento da nossa adoração, queremos ser vistos pelos homens e usar a nossa imagem em busca da fama que desvanece.

O Apóstolo Paulo entendeu o significado recíproco e disse: “A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
Campo Grande - MS
Textos publicados: 50 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.