Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Idolatrando a igreja institucionalizada

Se observarmos atentamente os acontecimentos, veremos que infelizmente está ocorrendo hoje uma crescente "idolatria da igreja institucionalizada", através da qual muitos cristãos têm exaltado os nomes e as qualidades de suas igrejas locais, colocando-as na posição de "igreja verdadeira e perfeita", muitas vezes até desrespeitosamente desqualificando as demais igrejas institucionalizadas. Definindo "idolatria", podemos dizer que "...Essa palavra vem do grego, eidolon, "ídolo", e latreuein, "adorar". Esse termo refere-se à adoração ou veneração a ídolos ou imagens, quando usado em seu sentido primário. Porém, em um sentido mais lato, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição, etc, que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devemos..." (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Volume 3, p. 206, Editora Hagnos, 8ª Edição, 2006, São Paulo/SP). Devemos entender, entretanto, que a "verdadeira igreja de Cristo" não se caracteriza pela exterioridade, pois ela é "invisível" e "universal": "invisível", porque só Deus pode ver os corações das pessoas e saber quem são seus verdadeiros filhos; "universal", porque congrega todos os filhos de Deus que vivem na terra, independentemente de suas filiações em igrejas institucionalizadas. No tempo do ministério terreno do Senhor Jesus as pessoas já pensavam que a adoração a Deus deveria estar restrita a "locais de adoração", sendo este fato registrado nas palavras da mulher samaritana, que invocou "lugares de adoração", dizendo: "Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar" (Jo 4.20). Suas palavras demonstram que tanto os samaritanos, como os judeus da Judéia, consideravam muito importante o "local de adoração", ou "local de culto", idéia esta que produziu "contenda" e "separação" entre as populações das duas regiões mencionadas, durante centenas de anos. A infeliz realidade é que este sentimento não mudou, tendo em vista que nos dias atuais muitas pessoas defendem erroneamente a idéia de que o verdadeiro culto a Deus e a prática da vida cristã somente podem ser exercidos nos templos físicos. Entretanto, a verdadeira "igreja de Cristo" não está e nunca esteve edificada sobre qualquer fundamento humano ou material. Seu fundamento é a "própria pessoa do Senhor Jesus", que um dia disse a Pedro: "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). O Senhor Jesus não disse que edificaria sua igreja sobre Pedro (gr. petros = pedra pequena), mas sim, sobre a Pedra que era Ele mesmo (gr. Petra = Rocha). O próprio Pedro, em discurso perante o sinédrio, afirmou posteriormente que Jesus é a Pedra sobre a qual a Igreja é edificada, quando disse: "Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina" (At 4.11). As palavras do Senhor Jesus à mulher samaritana deixaram bem claro que "...A presença de Deus já não estará centralizada num edifício de templo. Antes, Ele morará nos crentes, o novo templo que tem o Espírito..." (Comentário Bíblico Pentecostal, p. 512, Editora CPAD, 4ª Edição, 2006, Rio de Janeiro/RJ), pois Ele mesmo disse: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (Jo 4.23). Diante de tudo o que foi visto, não podemos olvidar que "a verdadeira igreja de Cristo" são todos os "filhos de Deus" espalhados por toda a terra, sendo que, "cada filho de Deus é igreja de Cristo" individualmente. Cientes disso, não devemos exaltar as "placas das igrejas institucionalizadas" nem levantar suas "bandeiras", pois o que deve ser exaltado é o "nome de Cristo" somente, e a única bandeira que deve ser levantada é a do seu "Evangelho". Devemos ter o mesmo sentimento que João Batista teve, demonstrado nas suas palavras quando disse: "É necessário que ele cresça e que eu diminua" (Jo 3.30). Amados irmãos, fujamos da "idolatria da igreja", atitude esta que tem sido incentivada por muitos líderes que distorcem a Palavra de Deus para subjugar as pessoas, induzindo-as a uma “reverência exagerada", tanto de "igrejas", como de "pessoas humanas" que se fazem líderes por interesses egoístas. Respeite e faça parte de uma igreja institucionalizada, porém, não a idolatre, porque se você é um "filho de Deus", tenha certeza que também é "igreja", e isto é o que importa! 

cosmovisaocrista.blogspot.com
Lages - SC
Textos publicados: 10 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.