Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Agitação? – Age, tá, sã!!!

fala-falaz x EFEITO-EFICAZ...

O inglês Stuart Edmund McNair (*1867-+1959), no A Bíblia Explicada, comentário resumido de toda a Bíblia, afirmou que, no Salmo 12, são 3 vozes. Estava ele certo? E como isso se deu??? – Vejamos!!!...


1- Deus permite que o mau faça mal:

S.E McNair, quando chegou ao versículo 4 do Salmo 12, afirmou que os iníquos têm 3 sentenças e 3 erros, que é o que está muito evidente no vers. em pauta. Aliás, no primeiro quarteto de vv., i.é., do 1º ao 4º, Davi mostra Deus permitindo a ação do homem mau, com seu comportamento mal, especialmente no uso da língua, a qual a Nova Versão Internacional afirma: “lábios são lâminas cortantes”. Notas da Bíblia Vida Nova, comentando esse quarteto de versículos, alertam que “lábios que lisonjeiam apenas escondem corações falsos”. E o mal uso da língua ou a língua do mau chega à esse ponto por quê ele está “com um coração e um coração”, como é a tradução de Calvino, que coloca na margem da versão francesa “com um coração doble”, ou, como ele escreve nas Institutas, “coração e coração, isto é, doblez de coração”. Outro grande comentador, Adam Clarke, craque na sua tarefa, afirmou que os ímpios “parecem ter dois corações”, um para o bem, outro para o mal.

Davi, no 1º dos 5 anos que ficou esperando, depois de ungido rei, assumir o trono, escreveu 15 Salmos, sendo este 12º um deles, em 1029, antes da era cristã, depois de ver frustrada a espera de ser genro de Saul e de ter casado com outra filha deste (1 Sm 18.20-30), e, antes de correr perigo e fugir e de Jônatas o ter aconselhado à não se arriscar (1 Sm 19.1-3).

Sobretudo, ele foi alvo das flechas que vinham dos espaços do paço, dos passos palacianos.


2- Deus Se permite mostrar-Se, só, Social:

Deus, sempre, tem Se mostrado ser social e sociável, no melhor sentido dessas palavras. E, quanto ao social, no meio do Salmo 12, no v. 5, vimos que Deus promete livrar o pobre de sua opressão e o necessitado de seu gemido, dispondo-se a levantar-se para por a salvo aquele que O aguarda, ao suspirar por Sua salvação, ou, como traduz a N.V.I., “´Eu os protegerei dos que anseiam destruí-los´”. A Bíblia de Estudos de Genebra, ao tratar do “eu me levantarei”, desse v. 5, aponta-nos a nota do Sl 3.7, onde o “Levante-te” é “expressão típica dos salmos entoados no começo de uma guerra. Deus luta por seu povo contra os seus inimigos de carne e sangue.”

Nesse Salmo isso é um solo, num só versículo, mas é interessante isso estar no meio, no meio do capítulo. Mais, que isso é saber que, da primeira à última capa da Bíblia, ou melhor, no conteúdo do início ao fim desta, vê-se que Deus é Social. É claro que é um reducionismo limitar Deus a um Ser-Social e a um fazer/social. A libertação d´Ele não é, só, social, sócio-econômico, ou, algo que o valha.

Mas, outro reducionismo é não ver esse ato segundo de Deus, o social, que não é um ato primeiro, como alguns querem torná-lo. Mas, que é ato é, e que é o segundo, é-o.


3- Deus permite que o salmista salmodie o adicional:

Agora chegamos a um trio afinadíssimo, os vv. 6-8. No v. 6, Davi mostra o contraste da Palavra de Deus com a do ímpio; no v. 7, ele aponta a atuação de Deus para conosco; e no v. 8, mostra que o mal e o mau continuarão vivos e atuantes no Planeta.

Mais que McNair disse – que os iníquos têm 3 sentenças e 3 erros! –, Davi, em 3 versículos, têm 3 acertos, até, é claro, no alerta do v. 8.

Há muito mais, neste trio de vv., enfim, em todo o salmo, mas fiquemos aqui...


Há a fala falaz do homem mau, mas-MAIS, o EFEITO-EFICAZ do Bom Deus, que isso causa, algo mui positivo que nos alcançou, alcança e alcançará! Que isso se aumente, cada vez mais, em sua vida, e, na minha!!!


(Tripas/tri-Paz - 367).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta