Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Escreve num livro; fala ao povo

No Novo Testamento, só no livro do Apocalipse(que significa revelação). No Antigo Testamento, apenas em algumas partes do Pentateuco. Isso mesmo: em pouquíssimas partes da Bíblia, Deus ordena que se escreva algo. Mas, em praticamente toda a Bíblia, "fala ao povo". Claro que nem sempre com essas palavras, mas essa é a ordenança.

As cartas de Paulo, Pedro, talvez Apolo em Hebreus, Tiago, João e Judas são resultado da ordenança de Jesus sobre pregar o Evangelho e do cuidado dele com a Igreja.

Deus não pediu que se escrevesse os livros dos Profetas, por exemplo. Jesus não pediu para Mateus e João escreverem sobre a sua vida. Deixo essa questão pros que já estudaram a história da Igreja(e dos judeus) e sabem como foi o processo de compilação da Bíblia.

Jesus não deixou qualquer coisa escrita pelo seu próprio punho e "arriscou" toda a história do cristianismo ao simplesmente relacionar-se com pessoas. Entrava, falava, saía. Encontrava alguém sozinho, começava a conversar...E pronto! Ali se formava um discípulo verdadeiro de Jesus.

Subia um monte e começava a ensinar. Só me lembro de uma vez ele ter lido algo(um trecho do livro de Isaías na sinagoga). No mais, às vezes ele citava um trecho do que conhecemos hoje por Antigo Testamento. Mas, na grande maioria das vezes, ele simplesmente falava sem ler qualquer coisa.

A Bíblia, é claro, torna-se importantíssima nos dias de hoje(não estou diminuindo a sua importância em outros tempos) , onde tudo precisa ser empiricamente comprovado(ainda que a Bíblia não seja uma prova empírica da existência de Deus). Mas, ao termos algo escrito, já se abre um diálogo entre a pessoa que conhece a Deus e a que não conhece ainda; tem-se uma "prova" de feitos antigos.

Escrevi isso tudo, porque vi, certa vez, um pastor pregar sem ler um versículo sequer da Bíblia. Ele foi falando, falando... E já lá pelo final, disse: "Tem gente esperando eu começar a pregar, mas eu já estou acabando. Era assim que o Evangelho era pregado, ou vocês pensam que Paulo dizia 'Escrevi uma carta aos colossenses, leiamo-la'?".

Estamos prontos para irmos iguais aos apóstolos, os quais Jesus enviou como ovelhas no meio de lobos - sem qualquer pergaminho em mãos? Podemos, por intermédio de uma simples conversa, sem o uso da Bíblia, fazer alguém tornar-se um discípulo de Jesus?

Pregamos o Evangelho com autoridade?(Mateus 7:28-29).

A fé cristã é baseada em uma pessoa(Jesus), não num livro. O conhecimento da nossa fé, o qual se dá pela leitura da Bíblia, é muito importante; mas o nosso relacionamento com Jesus está bom ao ponto de falarmos dele com naturalidade e autoridade, como faziam os primeiros cristãos?

É algo a se pensar.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 35 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.