Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Deus é humano

Meu pai faleceu há pouco mais de dois anos. Ele era um homem culto e bem informado, mas não era convertido. Gostava muito de ler, mas gastou boa parte do seu tempo lendo livros que questionavam a existência de Deus, os ensinamentos de Jesus, a vida cristã.

Tivemos alguns embates por causa dos seus comentários baseados nas teorias céticas nas quais ele acabou acreditando. Um deles, a respeito da oração de Jesus, no Monte das Oliveiras. Numa certa ocasião, meu pai afirmou que Jesus pediu a Deus para passar dEle o cálice que O aguardava, porque estava com medo de morrer.
Evidentemente, para mim era impossível que o Deus Filho sentisse medo. Afinal, Ele era Deus! Restringi-me a responder assim: que Deus não sente medo. E não me lembro do rumo que a discussão tomou, depois.

Acreditei estar representando muito bem o meu papel de cristã, naquele momento, ao defender a divindade de Jesus. Anos mais tarde foi que entendi que, na verdade, era Jesus, enquanto vivia a extrema angústia pelo Seu fim, no Getsêmani, que defendia a minha humanidade, com aquela oração.

Tenho trinta anos de idade e já experimentei dores horríveis, ao longo da minha vida. Uma delas, a de perder meu pai, que era tão saudável que me fez acreditar que ele seria “imortal”. Em todas as situações de sofrimento, fui levada a acreditar que a dor que ele me causava não era legítima, que a alegria necessariamente deveria suplantar o choro, principalmente porque tudo era um propósito do Senhor. Em secreto, pensava que Deus desaprovava as minhas lágrimas e se envergonhava da minha fraqueza. As pregações que insistiam que Deus estava no controle faziam-me crer que eu não tinha licença para lamentar minhas perdas.

Mas, num certo dia, percebi que meu pai tinha razão. Jesus sabia dos detalhes da tortura que enfrentaria e temia pelo sofrimento que iria experimentar. Apesar de conhecer bem o propósito pelo qual Deus O trouxera em carne a esta terra, Cristo, por um momento, desejou não cumpri-lo, por medo. E chegou ao ponto de suar sangue, dada a angústia em que Se encontrou, por causa disso.

Eu já chorei muito, já perdi as esperanças muitas vezes, já fiquei sem comer, já perdi o ânimo para trabalhar e já desejei morrer pelas dores que a vida me causou. Mas nunca cheguei perto de suar sangue, apesar de toda a angústia que senti. O sofrimento de Jesus pelo porvir foi maior que o meu, no meu pior momento, e isso me fez compreender que alegrar-me em Deus não significa que eu deva ser capaz de sentir prazer na desgraça. O fato de Deus estar no controle pode ser um consolo, mas não me torna insensível às intempéries da vida.

Num momento de dor e temor intensos, no Getsêmani, Jesus ensinou-me que eu tenho o direito de me sentir em frangalhos, porque isso faz parte da natureza humana; que admitir uma tristeza não é falta de fé no poder de Deus; que as máscaras da felicidade plena não precisam compor o meu figurino, para o culto de domingo. Jesus ensinou-me que ter bom ânimo para vencer o mundo não significa estar “de bem com a vida” todos os dias, mas apenas ter disposição para continuar, quando a vida decidir, em algum momento, não estar de bem comigo.
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 23 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.