Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

De quem devemos ser amigos...

Jesus tinha muitos bajuladores, mas poucos amigos, naquele tempo e ainda hoje. Uma multidão o seguia, mas ele compartilhava as coisas mais íntimas com um grupo de doze homens (de carne e osso, mesmo!) que talvez não estivessem na nossa lista de amigos virtuais hoje. Além disso, o sábio Salomão nos adverte de que: "quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” e que “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade" (Pv 18:24 e 17:17 - NVI).

Portanto, quem quiser cultivar amizades verdadeiras precisa escolher entre: uma multidão de admiradores e bajuladores e possivelmente inimigos futuros ou mentores: aprendizes e professores, pessoas muitas vezes anônimas, mas transparentes e verdadeiras. Pois os admiradores não nos dizem a verdade apenas concordam conosco e quando discordam já não são "amigos". Querem o que temos, mas não o que sofremos. Os mentores, ao contrário, dizem a verdade, pois valorizam mais o que devo ser na essência do que o que sou na aparência. São amigos enquanto tudo está bem e mais ainda quando não estão quando se tornam irmãos.

Assim, devemos querer ser amigo de gente de verdade e não de gente envernizada por fora, mas fosca por dentro. Gente que fala o que não senti e senti o que não fala.

Devemos querer ser amigo de gente cuja riqueza é ser humilde, mas na humildade destilam pérolas preciosas em gestos e palavras que enriquecem nossas vidas.

Devemos querer ser amigo de quem não nos deve nada a não ser o amor, para não usarmos uns aos outros como se fossemos coisas. (Romanos 13:8)

Devemos querer ser amigo de quem valoriza a amizade e que vê nela algo do Eterno possível ao que é humano.

Creio que estamos cansados do mundo das aparências que exigem que sejamos: hipócritas, mentirosos, bajuladores e mesquinhos para sermos admirados e respeitados.

Creio que estejamos cansados também de pessoas bajuladoras que olham para os outros como se fossem cifras ou holofotes que podem controlar e usar para sua projeção pessoal. Deus! Não nos permita ser assim e se já o somos, livra-nos desse veneno.

Devemos querer ser amigo de gente com quem posso ser eu mesmo – homens e mulheres em construção que falam e fazem besteiras, que erram, que choram e sorriem e acima de tudo que são santos mesmo sendo ainda pecadores.

Devemos querer ser amigo de gente de carne e osso, por que é isso que sou não máquinas ou super-humanos.

Devemos querer ser amigo de gente para que aqueles de quem formos amigos sejam, também, amigos de Jesus e juntos sejamos uma família.

Devemos querer ser amigo dos pobres de espírito que se apegam a Deus e não aos bens, ao poder e à fama, porque são peregrinos a caminho do Reino de Deus.

Devemos querer ser amigo, porque na amizade nos tornamos mais humanos e nos aproximamos mais de Deus.

Devemos querer ser amigo de quem tem interesse por nós como pessoas e como discípulo de Jesus e desejam caminhar e crescer juntos na espiritualidade cristã.

Devemos querer ser amigo de gente que faz parte da minoria, pois a maioria é burra e normalmente está enganada e encantada pela mentira.

Por fim, devemos querer ser amigo de pecadores, pois eles nos fazem lembrar quem somos.

É isso que queremos! Chega de sermos sanguessugas, vampiros, precisamos de doadores de sangue, de vida. É disso que precisamos! Pois estamos todos anêmicos, fracos, pálidos, morrendo, mas continuamos tentando manter a pose. Morramos, logo, mas para nós mesmos para que vivamos de verdade, para o outro e no outro! Mas devemos nos lembrar de que antes de encontrar alguém assim, devemos ser alguém assim!
Presidente Olegário - MG
Textos publicados: 8 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.