Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Crescimento necessário

Quando cremos em Jesus Cristo e o aceitamos em nossos corações pela fé, a Palavra de Deus afirma que nascemos de novo (Jo 3,3-5; 2Co 5,17). Ora, se nascemos de novo, é evidente que passamos a enfrentar o processo natural de crescimento, próprio dos seres humanos, visto agora na dimensão espiritual. A Bíblia nos desafia: "Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom" (1Pe 2,1-3-NVI).

Veja que crescer é necessário! E o alimento que promove este crescimento saudável é unicamente a Palavra de Deus! Ela é o leite espiritual puro que nos faz crescer para a salvação de maneira ordenada e dinâmica. Daí, o seu desejo expresso: “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3,18-NVI). Crescer nesta dinâmica de graça e conhecimento, elementos significativos na fé cristã, que têm a ver com salvação, presente imerecido de Deus e comunhão que é o resultado do conhecimento, só é realmente possível quando adotamos a rigorosa dieta de nos alimentarmos diariamente da Bíblia, o precioso Livro de Deus.

Quem se alimenta bem, cresce com equilíbrio, tem uma saúde melhor e não adoece com qualquer coisa; tem disposição, é diligente e consegue atingir os seus alvos com satisfação. A saúde espiritual é resultado de uma boa dieta bíblica!

Diante dos desafios que se desenrolam à nossa frente, convém que busquemos viver uma vida cristã que realmente satisfaça, e que seja mesmo indicativa da razão da nossa existência no mundo. Não podemos e não devemos viver de outra maneira. Ou evidenciamos os frutos de um caráter mudado pela ação do Espírito Santo, ou demonstramos o sentido de uma vida inócua, irrelevante, medíocre, digna de toda lástima! Não há meio termo. O mundo verá uma ou outra coisa!

Os cristãos de Filipos entenderam a grandeza da vocação e a seriedade do compromisso, quando Paulo os exortou: “Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, (...) ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele” (Fp 2,12-13). Pôr a salvação em ação é desenvolvê-la. Isto é crescimento, amadurecimento. A ação do crescimento é obra da soberania de Deus que realiza em nós. Aí, temos o resultado: “Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente” (Fp 2,12-16).

O envolvimento com o Reino, nossa fidelidade, amizade desinteressada, solidariedade, a busca pela comunhão, alegria, entusiasmo, participação mútua e bom testemunho, são indicadores de uma vida cristã saudável que, na verdade, provam, de maneira inequívoca, que pertencemos a Cristo.

Crescer no dinamismo da vida cristã, naquilo que realmente é relevante, do ponto de vista da fé, não pode ser algo opcional, condicional. Não é admissível, do ponto de vista da natureza genética que um ser vivo não cresça, desenvolva. Não é admissível do ponto de vista da fé e de tudo aquilo que o cristianismo anuncia, que alguém que diz admitir na vida a Pessoa de Jesus, não tenha nela o desejo e as capacitações para crescer de maneira harmônica.

Entretanto, a verdade com a qual nos deparamos na maioria da vida dos crentes, é que a fé cristã abraçada por muitos não é de fato aquela que Jesus ofereceu e que os seus primeiros discípulos traduziram como ensino categórico e irrefutável das verdades eternas. "Brilhar como estelas no universo" como resultado de uma vida "pura e irrepreensível" com o fito de fazer a diferença no meio de uma "geração corrompida e depravada", de acordo com o desejo de Paulo para com os crentes filipenses, só é realmente possível quando "retemos" a Palavra de Deus.

Portanto, a leitura diária da Bíblia, é o melhor alimento contra a inanição da fé. O apego à Palavra de Deus e sua meditação diária, é a melhor dieta para um crescimento saudável. A prática das verdades bíblicas, é o tônico divino para o nosso desenvolvimento, para o nosso CRESCIMENTO NECESSÁRIO.

Que Deus nos ajude a vivermos de maneira saudável. Pois a pior de todas as doenças é o fato de sermos lesados em nossa fé, quando não atingimos a maturidade necessária para o bom discernimento das coisas espirituais, razões de enfermidade, enfraquecimento e morte de muitos crentes. Alimentemo-nos da Palavra. Amém!
Goiânia - GO
Textos publicados: 5 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.