Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Considerações sobre o Salmo 91

"Aquele que vive protegido pelo Altíssimo, guardado pelo Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: "O Senhor é a minha proteção e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio". (Salmo 91.1-2).

Este é considerado o Salmo da proteção no qual muitos se escudam e nele procuram se proteger. Alguns até exageram, já estive em casas onde há uma Bíblia aberta neste Salmo num local bem visível. Isto representa proteção e segurança para a família, de acordo com a crença de cada um. Este Salmo tem 16 versículos e ele, realmente, é um Salmo diferenciado no que concerne a proteção e a segurança. Mas evidentemente algumas pessoas exageram e chegam mesmo a idolatrar este Salmo. É um Salmo muito lindo e tem palavras que estimulam e afirmam que Deus realmente protege aquele que habita à sombra do Onipotente. Versículo 7: "Mil podem cair à sua esquerda, dez mil à sua direita, mas nenhum mal o atingirá". Versículo 8: "Você olhará tranquilamente e verá Deus castigando os pecadores desobedientes".

Essas palavras são recebidas literalmente crendo que realmente Deus cuida da pessoa independente de sua crença e de quem ela seja. Conheço pessoas que são de outras religiões, ou até mesmo pessoas ateias que creem piamente neste Salmo e fazem deste Salmo uma espécie de amuleto que pode ser usado contra todo mal. Mas sabemos que não é bem assim. A Bíblia é um compêndio, na Bíblia temos 66 livros, 1189 capítulos e não apenas o Salmo 91, ou outro capítulo qualquer. Gosto de meditar nessas coisas. Deus é um todo e não apenas faz parte de uma engrenagem ou de uma parcela de algum montante, vazio e distante, longe do nosso alcance e do nosso coração. Como leitor da Bíblia eu a vejo como um livro dividido em capítulos que formam um conjunto de verdades, afirmações, mandamentos, repreensões, advertências e sugestões. Sobretudo, a Bíblia é a Palavra de Deus. Aquela opinião de que a Bíblia "contém a palavra de Deus" é muito vaga e pode causar dúvidas em muita gente, pois sugere que alguma parte da Bíblia não é palavra de Deus, portanto, não é sagrada e poderia ser retirada porque não serve para nada. O Salmo 91 faz parte da palavra de Deus, assim como os outros 149 salmos.

Existem vários hinos temáticos que foram compostos baseados e inspirados nos Salmos. Geralmente são hinos muito lindos porque os salmos foram escritos para serem cantados, como já escrevi neste espaço. Não é por acaso que os salmos estão bem no meio da Bíblia. Aliás, na Bíblia não existe nada por acaso. Textos, contextos, todos são bem embasados e se completam. Há uma harmonia entre eles. A Bíblia é um livro singular e muito especial em todos os sentidos. Versículos 10 e 11 do aludido Salmo: "O mal não me apanhará de surpresa, e o meu lar não será atingido pela desgraça. Porque o Senhor dará instruções especiais aos seus anjos para o protegerem em todos os seus caminhos". A proteção é completa e perfeita. Deus não deixará acontecer algo que não for de sua vontade, ou de sua permissão. O cristão está guardado, amparado e protegido, não pelo Salmo, mas pelo Senhor do Salmo. É Deus quem afirma e garante que nenhum mal acontecerá e praga alguma chegará à tua tenda porque Deus dará aos seus anjos que o guardem. Chama a minha atenção, outrossim, o versículo 4: "Ele o protegerá debaixo das suas asas, e lá você estará seguro. A sua fidelidade o protegerá como um escudo. Ou seja, a proteção de Deus sobre o seu servo é completa e perfeita, segundo o Salmo 91. O que mais queremos e precisamos? Muitos gastam com segurança, mas não se sentem seguros. O servo de Deus, porém, está seguro sem gastar nada porque Deus é a sua segurança e a proteção perfeita e completa na sua vida. Esta é a nossa garantia conforme a promessa que está na Bíblia, a gloriosa Palavra de Deus. Confiemos, pois, nessas palavras porque elas são espírito e vida.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.