Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra"

"Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra."
(Jeremias 5:30)

Desde Adão o que Deus espera de nós é que cumpramos os seus mandamentos, preceitos e juízos e isso através de nossa obediência.

A Aliança que Deus fez com Adão estava baseada na Obediência de Adão a ordem que Deus lhe havia dado “... de toda arvore do jardim comeras livremente, mas da arvore do conhecimento do bem e do mal não comeras,porque, no dia em que dela comeres, certamente morreras.” Gn.2:16-17 .Porém, Adão não cumpriu sua parte na Aliança e desobedeceu.

Depois da Queda, Deus continua fazendo aliança com cada geração subseqüente, escolhendo um homem de cada família para levar a Semente Divina a próxima geração.

Deus fez aliança com Noé, Abraão, Isaque e Jacó. Nelas a Obediência é enfatizada pelo Senhor. Deus usa uma Aliança para separar um homem do restante da humanidade. Deus declara seu compromisso e exige uma resposta do homem: OBEDIÊNCIA.

Em Deuteronômio Moises repetiu a Aliança com a Nação de Israel e usou a ocasião para insistir na importância da obediência ao Senhor.

Moises estava chamando a Nação para relembrar sua aliança com Deus e para renovar sua entrega a Ele, de forma que tivessem sucesso na conquista de Canaã e enfatiza que uma Lei dada a uma geração deve ser passada como um compromisso as gerações subseqüentes.

Obediência a Deus pode ser encontrada em todas as exortações dada ao povo de Israel.(Dt. 6:1-25)

Em toda historia do Povo de Israel sua disposição para obedecer a Deus foi testada e,em muitas ocasiões seriam reprovadas. Porém a fidelidade de Deus jamais cessou.

O Povo não cumpre sua parte na aliança e passa a se envolver com coisas ao seu redor (abomináveis ao Senhor).

O Profeta Jeremias profetizou num momento de tal afastamento do Povo de Israel do seu Deus. Ele diz que Israel se tornara uma capital pagã, tão corrompida como qualquer nação pagã e igualmente merecedora do julgamento divino.

Vs. 30- Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra.
Deus cobra da Nação de Israel quantos aos crimes que ela vinha cometendo na face da terra.

Mas qual era a real condição espiritual do povo de Israel?

-Eles falavam mentiras e davam falso testemunho o tempo todo em nome de Deus.
-Coração rebelde; coração teimoso, essa rebeldia espiritual afastou o povo de suas fronteiras espirituais, passou a estar mais vulnerável a praticas mundanas, pagãs.
- Deus fala de profetas e sacerdotes corruptos, que já não mais se interessavam em saber o que Deus queria falar e de um povo que estava satisfeito com esta condição pois era cômodo para eles.
-Tinham um ouvido incircunciso, ou seja, um ouvido insensível diante do senhor. A Lei não era ouvida e nem obedecida.
-Os Dez Mandamentos não estava sendo cumpridos. O Povo mesmo assim subia ate ao templo, à presença de Deus, esperando ser abençoado e continuar a viver em Paz na Terra Prometida.
-Um dia estava no templo adorando a Deus ,noutro dia estava em lugares estranhos praticando atos abomináveis a Deus.

Percebe-se que Deus não se reporta a outros povos para cobrá-los mais sim ao seu povo com o qual Ele firmou uma Aliança.

Dentro do contexto social que estamos inseridos posso dizer que este versículo se torna contemporâneo: ...“coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na face da terra.” .

Assassinatos,violências, desordens, injustiças,corrupções... A cada dia somos bombardeados com noticias drásticas e percebemos que a maldade tem se multiplicado na terra. Estamos vivenciando os dias de Noé?
E dentro do contexto religioso e eclesiástico,estaríamos também sendo advertidos por Deus?

Qual a posição da Igreja frente a estes acontecimentos? Como a Igreja tem respondido a essas questões sociais? Será que temos participação nessas coisas?

Como tem sido o nosso dia a dia com Deus?Como Igreja? Como Família?Como pessoa no meu local de trabalho, estudo e lazer?
Como Deus tem visto o meu andar?

Deus tem uma Aliança conosco Igreja,através de Jesus Cristo e espera de Nós, seu povo obediência a seus mandamentos preceitos e juízos.

Israel não tinha desculpas. Deus havia dado seu pacto e suas instruções, suas veredas e sua lei para serem seguidas e também enviou seus profetas com Sua Palavra, mas todas essas coisas foram ignoradas.

Que desculpa daremos a Deus por não estarmos cumprido seus mandamentos, não estarmos obedecendo sua Palavra e nos desviando do caminho que Ele tem proposto a nós.

Precisamos obedecer a Palavra de Deus para que o mundo reconheça em nós o Poder de Jesus ,O Amor do Pai e a Presença constante do Espírito santo em nós.
A Ele seja a Gloria!!!
Paracambi - RJ
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.