Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Autoridade e submissão

Estamos mais uma vez aqui para dar continuidade a este assunto de vital importância para nós servos de Deus. O Senhor age a partir do seu trono que é, e está estabelecido sobre sua autoridade e poder. Isto é o que a Bíblia diz. Ele, Deus, coloca tudo como quer. O salmista diz: "Concede ao rei, ó Deus os teus juízos e a tua justiça, ao filho do rei" (Sl 72.1). Ao rei competia sobretudo assegurar uma ordem social justa e defender o direito dos mais fracos. Estar submisso a Deus lhe garantiria um reinado de sucesso, não só a ele mais também a sua descendência. Deus é autoridade absoluta sobre todas as coisas. E segundo a Bíblia, toda sua criação é sustentada pela Palavra do seu poder ou autoridade (Hb 1.3). Logo quem deseja cooperar com o Senhor terá que se submeter a isso. Ainda que eu tenha meus ídolos humanos de rebeliões passadas terei que me submeter a Cristo. "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto quanto em que se obedeça sua Palavra?" (1 Sm 15.22). No primeiro tópico citei autoridades delegadas por Deus. E posso crer que Deus delega autoridades em todas as áreas de nossa vida: a) Civil (Rm 13.1-3); b) Trabalho (Ef 6.5-6; Tt 2.9-10; 1 Tm 6.1-2); c) Família (Ef 5.22-24; Ef 6.1-4); d) Igreja (1 Co 14.40; Hb 13.7-8; Hb 13.17). 

Todo discípulo do Senhor aonde chega ele procura a autoridade daquele local para se submeter a ela. Mas existem os super espirituais. Estes, Judas explica bem suas características, é só ler a Carta de Judas quem porventura ainda não se atentou para isto. O super espiritual é aquele que aparenta tanto saber, mas na verdade traz consigo o espírito rebelioso. É apascentador de si mesmo. Judas diz que estes são rochas submersas no corpo de Cristo. "Eu só obedeço ao Senhor a ninguém mais, só obedeço o que tu me disseres". São estes que nem pastores têm, digo sem medo de errar por experiência adquirida. Qualquer que age assim não se submetendo a autoridade pastoral, muito menos irá se submeter às autoridades constituídas sobre eles. Muitos nem à igreja vão. Mas se acham no direito de criticar autoridades superiores. O Doutor Morris Cerullo diz que não haveria nenhuma confusão se não fosse os pregadores. Submissão é um princípio de Deus para nós. Não estou falando de uma submissão que é efetuada por obrigação. Quando se está livre do espírito de rebelião, somos abençoados de forma maravilhosa ao se submeter às autoridades constituídas sobre nós. E também temos o prazer de estar em plena direção e orientação daqueles que exercem autoridades sobre nossa vida. 

Em nosso país como citei na mensagem passada, ninguém poderá deixar de cumprir suas leis alegando que as autoridades são corruptas. Se deixarmos de cumprir quem sofrerá os danos somos nós. O apóstolo Pedro nos orienta à desobediência caso esta autoridade esteja nos forçando a pecar: "Antes importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5.29). O resultado da submissão é: Paz, harmonia no reino de Deus. Comunhão no corpo de Cristo. Formação de líderes submissos ao Senhor. Uma igreja forte no futuro, já que Jesus disse que o reino dividido contra si próprio não poderá subsistir. O próprio Senhor Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz (Fl 2.8). Diante de Pôncio Pilatos disse que Pilatos não teria nenhuma autoridade sobre Ele (Jesus) se do alto não lhe fosse dada. Devemos analisar nossos conceitos. E creio que não será esta minha matéria a nos convencer de alguma coisa. Mas eu conheço alguém que encontrando lugar na nossa vida pode nos mostrar com clareza tudo o que estou querendo expressar aqui. Somente o Espírito Santo nos mostrará onde devemos estar. 

Quando ministrava a igreja sobre este tema em um dia de estudo da Palavra levantou-se a questão. Mas e se eu não concordar com o que meu líder: Eu disse três coisas podem ser feitas: Você chega e expressa seu descontentamento; Você pode orar sobre isto; Você pode deixar sua liderança e seguir suas convicções, pois a Bíblia diz: Andarão dois juntos se não estiverem de comum acordo (Am 3.3). Mas o interessante é que também neste mesmo dia durante o estudo levantou-se outro irmão e disse: Pastor é interessante este estudo, porque eu sou um soldado militar e quando entramos para o regime militar todos os escolhidos são chamados e ali se delega autoridade até entre os soldados na mesma categoria. E se usa o termo de idade até achar o mais velho, e fica ele responsável pela autoridade do grupo. Duas posições diferentes por que temos liberdade de escolhas. Jesus também um dia foi surpreendido por aqueles que o ouviam e disseram, "Dura coisa é ouvir este discurso" (Jo 6.60). 

Escolha ser submisso às autoridades constituídas por Deus, pois não há autoridade que não seja constituída por Ele. Mais infelizmente alguns têm dificuldades na interpretação Bíblica. Quando Jesus diz "vim trazer a espada" Ele está colocando a divisão que haveria dentro do lar entre aqueles que haveriam de crer e os não crentes, e também a dificuldade dos relacionamentos e nunca incitando a rebeldia. De acordo com o que creio uma interpretação reta da Palavra depende de submissão ao Espírito Santo. Hans Denck expressou isso, no século XVI, da seguinte forma: "Ninguém pode conhecer a Cristo a menos que o siga em sua vida". Pensa-se que para podermos ser bons cristãos devemos aprender mais a respeito de Deus e de seu povo, mas vejo ao contrário. Vamos saber e conhecer mais de Deus quando estivermos dispostos a obedecer-lhe.

Não causemos confusão na mente dos leitores. Já temos rebeliões demais. Devemos usar este espaço para edificar as vidas.

Fique na paz e que Deus o abençoe.

osenhorprovera.blogspot.com

Leia a 1ª parte desse artigo.
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.