Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

As reações de um torcedor de futebol

As reações de um torcedor de futebol são as mais diversas. Quando o seu time ganha, ele faz questão de se mostrar e dizer para todo mundo que está feliz. Veste a camisa do time e sai por aí desfilando e se mostrando, na maior felicidade.

A sua alegria exagerada tem um motivo especial, afinal este é um direito que ele tem e ninguém pode lhe roubar o prazer de externar a sua alegria. Mas existem outras reações, ou exageros nada agradáveis que acontecem quando o seu time perde. E ás vezes acontecem tragédias por conta desse fanatismo exacerbado dos tordecores de futebol.

O torcedor é quase sempre um passivo, um apaixonada em potencial. E tem aqueles que são fanáticos ao extremo. Conheço alguns que abrem mão de tudo para ver o seu time do coração jogar. Tem aqueles que rezam e até fazem promessa, são os supersticiosos, outros até se auto-flagelam tamanho o exagero. Esse fanatismo às vezes chega ao extremo e muitas vezes a familia é prejudicada com esta atitude que beira o irracional e causa grande sofrimento. O futebol é mais do que uma religião: é uma doença que pode matar. E tem matado muito gente.

É incrível como o brasileiro, em especial, reage diante do futebol. Se um grupo de pessoas estiver conversando, seja qual for o assunto, e alguém chegar e falar de futebol a maioria esquece o que estava falando e muda de assunto imediatamente. Já vi isto até na igreja. Para o brasileiro, sem dúvida, este esporte está acima de tudo. Recentemente vi algo curioso e constrangedor: o presidente Lula dava uma entrevista quando um dos repórteres lhe perguntou algo sobre o seu time do coração, o Corinthians. De repente, o presidente mudou de assunto e passou a falar de futebol. Vejam que o futebol pode ser mais importante até do que uma entrevista que visa resolver os graves problemas do País!

Eu, que também gosto de futebol, mas não me considero um fanático, fico me perguntando: por que será que esse esporte mexe tanto com a vida das pessoas? Ele, de alguma forma preenche um vazio. Mesmo na derrota, quando todos se afastam, ele está presente prometendo que da próxima vez será melhor, será diferente. O que se deve evitar são os exageros que parecem ter tomado conta até do presidente da República. Torcer sim, mas na medida certa, se é que isto é possível.

Enfim, o torcedor, que é um ser humano normal, não deve se comportar como se fosse um animal irracional. Quando isto acontece, significa que ele precisa ser enjaulado - e ninguém deseja isto para um ser humano. A emoção nunca deve ser colocada acima da razão. Afinal, somos seres racionais.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.