Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

As razões da fé

Quem diz ser irracional embasar sua moral e padrões de vida no que o velho livro da capa preta empoeirado pelo iluminismo diz, geralmente tem padrões embasados em lugar nenhum além do seu próprio achismo. O homem moderno, faz caminho de bêbado pela vida e ainda culpa a Quem tenta se manifestar a ele. Tenta fazer com o cristianismo o que o adolescente rebelde faz com seu pai, tapa os ouvidos, grita 'laralarala', menospreza, chama de careta, de boi da cara preta.

Haverá sempre a necessidade de ter fé, a verdade desconhecida é infinita.

O cético autêntico ou o supra racional, aquele que usa a razão pela razão e duvida de realmente tudo, não é o cara burguês autossuficiente ou o marxista desacreditado e incoerente da universidade, até para estar ali é necessário um pouco de fé. O racional autêntico é o que grita 'eu sou o Rei da Inglaterra' pelos corredores dos manicômios, só ele consegue confiar totalmente no que sua mente diz. Sim, pra ser racional em tudo, é preciso estar louco.

Mas como falamos de seres normais, a estes, sempre existirá a imponente necessidade de acreditar naquilo que em algum momento não é evidente. O cristianismo revela a coerência de que esta fé sempre necessária, tem necessidade de ser atribuída a Alguém e não às nossas deficientes definições da vida.

A fala da presunção racionalista é que podemos salvar a nós próprios pela razão, no entanto, é ela que não nos permite salvar-nos nem de nós mesmos. Racional é quem reconhece que sua finitude incoerente deságua na coerência infinita de uma Força que transcende qualquer explicação. Que reconhece que não precisa explicar tudo, apenas saber Quem É O que sabe explicar.

Não há nada mais racional que Crer, não há razão sem fé, tudo que há são razões para se crer. Crer que uma Causa primeira criou não só nossos corpos presos à lei da gravidade como nossa mente presa a essa necessidade de atribuir verdade ao que não é evidente.

Esta Causa primeira fez isso exatamente para comunicar toda a racionalidade de nossa existência. Tanto a fé como a razão existem para o mesmo Criador se comunicar.
E estas são algumas das razões da fé.
Imperatriz - MA
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.