Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Alexandre. O latoeiro entregue a satanás

E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. 1 Timóteo 1:20

Alexandre de Éfeso (50–65 d.C)

Paulo fala acerca desse homem, que segundo a bíblia foi um cristão primitivo, pelo que nos parece, faz Paulo advertir Timóteo sobre suas Heresias. Himineu também um amigo de Alexandre o latoeiro, que juntos foram os que instigaram o ensino do antinomismo. Uma crença de que a moral cristã não era necessária, apenas a fé. A santidade e a moralidade, de pouco se aproveitava. Estes podem muito bem estar sendo listado por Paulo dentre aqueles que se tornaram Náufragos na fé.

Colocaram a prova a fé e a boa consciência cristã, a qual, rejeitando, eles naufragaram na fé, conforme Paulo disse em 1 Timóteo 1:19. Alexandre, o latoeiro tem grande probabilidade de estar nessa citação de sua primeira carta a Timóteo. Um apóstata (pessoa que nega abandona a sua fé), o qual Paulo diz: o entreguei a satanás. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. (1Timóteo 1.20).

A apostasia e a ausência da fé uma vez obtida, levou esses homens e serem inimigos da Cruz. Só alguém que realmente conhece a Cristo, sabe o grande mal que um inimigo da Cruz como esse Alexandre o Latoeiro pode causar as mentes e corações aprendizes da Palavra de Deus.

Este tipo de obreiro como foi citado por Paulo, o Alexandre Latoeiro é muito perigoso, pois engana a muitos com a falsa aparência, se diz cristão, mas na verdade não o é. É falso, hipócrita, traiçoeiro, mentiroso, invejoso, briguento, blasfemador, além de possuir ferramentas de trabalho (palavras-ensinos-visões etc.), bem afiadas não para o uso em metais e derivados, como é do uso normal quando se trata de Latoeiros. Porém, esses aparecem para atrapalhar os verdadeiros cristãos. É fácil percebê-los, é preciso apenas rebuscar seu histórico no cristianismo.

Por onde passam estão os registros de conflitos, insatisfações, escândalos, discursos de divisão, ou insanidade e inconformidade com a Palavra. (...mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mateus 23:3-4). Como o próprio Jesus disse: exigem, mas não conseguem viver o exigido, vendem uma imagem de santidade, mas o testemunho é escandaloso e muitas das vezes imoral.

Comentário A. R. Fausset ( Bíblia apologética comentada).

Himineu e Alexandre o latoeiro.

Himeneu – Não há dificuldade em supor que ele seja o Himeneu de 2Timóteo 2:17. Embora "entregue a Satanás" (o senhor de todos os que estão fora da Igreja, Atos 26:18 e executor da ira, quando judicialmente permitido por Deus, aos desobedientes, 1Coríntios 5:5; 2Coríntios 12:7).

Paulo, como apóstolo, embora distante em Roma, pronunciou a sentença a ser executada em Éfeso, envolvendo, provavelmente, a excomunhão dos transgressores (Mateus 18:17-18). A sentença operava não só espiritualmente, mas também fisicamente, doença ou alguma visitação de Deus, caindo sobre a pessoa excomungada, a fim de levá-lo ao arrependimento e à salvação. Alexandre aqui é provavelmente "o latoeiro" que fez "muito mal" a Paulo quando este visitou Éfeso.

O "entregá-lo a Satanás" foi provavelmente a consequência de sua resistência ao apóstolo e aos ensinos de Cristo. (2Timóteo 4:14-15); como a mesma sentença em Himeneu era a consequência de (2Timóteo 2:18; sua rejeição À BOA CONSCIÊNCIA, naturalmente produziu seu naufrágio referente a FÉ, 1Timóteo 1:19.

Se a religião de alguém não melhorar a sua moral, as suas deficiências morais corromperão a sua religião. A chuva que cai pura do céu não continuará pura se for recebida em um vaso imundo (Arcebispo Whately).

É possível que ele seja o Alexandre, um judeu, apresentado pelos judeus, sem dúvida contra Paulo, no motim em Éfeso (Atos 19:33).

Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. 2 Timóteo 4:15

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.