Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A saúde mental do corpo de Cristo

Ao contrário do que muitos pensam, o corpo de Cristo também pode padecer de problemas mentais. Enquanto uma organização de pessoas que devem sustentar uma cultura bíblica, a igreja local é portadora de uma mente sobre a qual pode incidir saúde ou doença.

A instituição com saúde mental é aquela que realiza adequadamente as funções para a qual fora designada. Sinais de ausência de saúde mental em uma instituição são o desempenho anômalo das suas missões, o desvio das finalidades ou dos objetivos que deve perseguir.

O corpo de Cristo também deve encalçar um parâmetro de saúde mental e saber distinguir corretamente os critérios verdadeiros dos falsos para averiguação de seu estado de saúde emocional, mental e principalmente o espiritual.

A congregação desfavorecida de saúde mental ainda apresenta uma anormalidade na funcionalidade que se expressa quando há uma centralização sobre o ego do próprio corpo e não sobre a mente saudável do corpo. por isso, a igreja deve se guarnecer com parâmetros adequados para identificar o estado de saúde mental da sua congregação local.

Há igrejas que acham que por ter um método e uma visão possuem saúde mental do corpo. Mas se a mente da Eclésia for o somatório da mentalidade de alguma parte da membresia ou do conjunto da liderança local ou mesmo do líder, pode haver o risco do pastoreio de uma visão particular em detrimento do pastoreio de ovelhas.

Assim como no ser humano, a doença mental prejudica a autonomia. A falta de autonomia da congregação se expressa pela dependência de fatores como os métodos, as pregações para automotivação humana, os cultos transformados em shows e etc.

Falsos critérios de diagnóstico da saúde mental do corpo de Cristo conduzem o corpo para uma superficial saúde mental. Critérios como dízimo, crescimento numérico de membresia, supostos milagres, aumento do patrimônio, novos ministérios e gravação de mídias musicais podem ser evidências, mas não determinam a presença de saúde mental do corpo de Cristo e nem devem ser critérios finais para definição da saúde do corpo de Cristo.

A alegria em si mesma também não é um critério seguro de saúde mental do corpo de Cristo e muito menos uma igreja triste também. A alegria pode ser apenas emocional e não um resultado espiritual da salvação eterna da alma. Nesse caso vemos uma igreja do oba-oba, onde tudo é festa e tudo pode, menos ser santos e pregar o evangelho.

Pregar o evangelho somente não é sinal de saúde mental do corpo. Há ainda aqueles que crêem e pregam a mensagem de Cristo, expulsam demônios e mesmo assim não estarão com seus nomes escritos no livro da vida. O próprio Mestre diz que todo aquele que escuta as suas palavras e as pratica, será como o homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.

Como as funções de uma igreja se situam prioritariamente no âmbito espiritual e não no social ou psicológico, os critérios de diagnóstico do estado mental do corpo de Cristo devem ser biblicamente definidos para que não se edifique a casa sobre na areia pensando que seja rocha.

Em saúde temos medidas preventivas e terapêuticas. O corpo de Cristo também deve tomar essas medidas. A conversão é a medida terapêutica para quem busca a salvação da alma, revertendo os seus caminhos através da metanóia. Já a medida preventiva é a santificação, pela qual buscamos o crescimento no conhecimento de Jesus.

O próprio Cristo e o Ap Paulo definiram critérios para a averiguação do estado mental do corpo de Cristo: a presença dos frutos do Espírito como amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.

O corpo com saúde mental ainda apresenta armaduras. Tem cingidos os lombos com a verdade e veste a couraça da justiça. Calça os pés na preparação do evangelho da paz, toma o escudo da fé, o capacete da salvação, a espada do Espírito, que é a palavra de Deus e ora em todo o tempo no Espírito, vigiando com toda a perseverança por todos os santos.

A busca de crescimento no conhecimento de Cristo é outro critério de saúde que se alcança pela firmeza doutrinária. Este critério faz com que Cristo cresça e o ego diminua, para que nos pareçamos cada vez mais com o Mestre.

Esse critério é ainda medida preventiva de saúde para o corpo. Quanto mais nos parecemos com Jesus, mais firmes seremos.

Enfim, todos esses critérios levam a um outro critério: a comunhão do corpo para a necessária perseguição conjunta da missão do Ide e fazei discípulos. Uma igreja com saúde mental não esquece a sua principal missão: salvar o máximo de homens que for possível enquanto Cristo não volta.

Portanto, a igreja deve buscar continuamente o parâmetro certo de identificação de seu estado mental, mas sempre analisando biblicamente o seu estado de saúde para que não caia em estado de doença.

Só quando souber definir seus critérios de diagnóstico biblicamente a igreja garantirá a perfeita saúde espiritual do corpo.
Meriti/caxias - RJ
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.