Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Igreja de Davi e a de Salomão

Fiz uma comparação entre estes dois homens de Deus com dois períodos da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. O período da igreja primitiva que sempre citamos quero compará-la a Davi. Que tenhamos esta comparação somente para fazer alusão ao título da mensagem. O período que ela vive hoje quero compará-la a Salomão. O filho de Davi, que começou bem, mas acabou muito mal aos olhos do Senhor. O Senhor lhe disse: "Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo" (1 Rs 11.11). Mas Deus disse também que não faria isso nos dias de Salomão, mais nos dias de seu filho por amor as misericórdias prometidas a Davi seu servo. Contudo Deus diz ainda: Não vou desamparar seu filho darei a ele uma tribo por amor de Davi teu pai. Deus amava a Davi e sua fidelidade em servir ao Senhor. Davi mesmo em seus fracassos, foi chamado um homem segundo o coração de Deus. Seria por que Davi nunca errou? De forma alguma. Era porque Davi sabia manter-se humilde e em obediência ao Senhor seu Deus. A força motivadora por trás da igreja de Davi era a dependência única e exclusiva do Espírito Santo. Aqui está o que distinguia Davi: "Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi..." (I Sm 16.13). Salomão falou muito, e por sinal muito bem. Falou de morte, de vida, falou de animais, falou de riquezas, de amor, falou de reis e por ai vai. Mas Davi falou de comunhão, de vida em Deus, de intimidade com o Senhor seu Deus. Davi falou de como sua alma ansiava por Deus e pela presença do Espírito em sua vida. Olha o que esse homem diz: "Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre" (Sl 131.1-3). 

O que tenho a dizer com esta metáfora é que a igreja de Salomão reuni muitas informações mas muito pouca unção do Espírito. Temos muito conhecimento teológico a respeito de Deus, mas pouca intimidade com Ele. Eu creio que muito pouco dos pregadores hoje em dia dizimam o seu dia a Deus. Isto daria apenas duas horas e quarenta minutos aprendendo da palavra para ministrar a seus ouvintes. Dividindo isto entre oração e leitura bíblica creio que estaremos vivendo os tempos de Davi. Não quero também fazer disso uma regra é claro. Mas é uma colocação de minha parte. Hoje temos muitos cristãos revoltados, inquietos que se alimentam tanto de uma verdade vinda pelos meios eletrônicos, que rapidamente começam a vomitar aquilo que comeram. A verdade, e que não seremos uma pessoa do Espírito Santo, até que possamos expelir da intimidade do nosso interior a nós mesmos. Estamos muito cheios de nós e vazios de Deus. Jesus diz que nós falamos o que o coração está cheio. E o que temos falado não é brincadeira. Nunca se lê sobre Salomão se esvaziando diante de Deus. Ele fez uma oração linda diante do templo depois de construído. Mas com certeza analisando o que ele escreve no final de sua vida, creio que esta oração não entrou nem em seu próprio coração. Comparando isto aos oradores de hoje, também não ficamos muito atrás. Salomão sabia o que os reis não podia fazer segundo o que está na Escritura em Deuteronômio. Mas ele fez tudo ao contrário. O fim deste trágico percurso da igreja de Salomão pode ser visto em seus escritos."Tudo é vaidade." Hoje presenciamos uma igreja doente espiritualmente em muitos locais. Pessoas angustiadas, deprimidas, frustradas enquanto a igreja promete trazer alívio. Nunca virá os tempos de refrigério sem arrependimento genuíno. E isto digo em cada coração. Choramos em arrependimento, amanhã estamos enlaçado no pecado novamente. 

Se ainda possuímos um esmagador problema de pecado, não devemos ir atrás de um livro ou de uma fita onde suponhamos estar cheia de sabedoria e conhecimento. Em vez disso, prostremo-nos sobre nossa face e nos acertemos com Deus! Sejamos um cristão cheio do Espírito Santo, do tipo de Davi e clamemos ao Senhor com todo o nosso coração. Deus está edificando a sua igreja sobre os clamores pessoais. Cabe aqui lembrar Elias o profeta que disse só eu fiquei. A resposta divina foi: "Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou" (1 Rs 19.18). Como hoje Deus diz para nós, não adianta ficar querendo mudar as coisas com nossas palavras. A oração e a Palavra de Deus é o caminho, pois a nossa luta não é contra carne e nem o sangue. É tempo de levantar um clamor genuíno ao Senhor nosso Deus. Temos muitos cristãos em nosso país. A Palavra diz que a oração de um justo pode muito em seus efeitos. Que a Igreja segundo o coração de Deus torne a se levantar. Que seja este um dos alvos de nossas orações. Se nós lembrarmos é claro. 

Fique na paz.
São Lourenço - MG
Textos publicados: 105 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.