Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A estátua do rei Nabucodonosor

"O rei Nabucodonosor fez uma estátua dourada de vinte e sete metros de altura por dois metros e setenta centímetros de largura, e a colocou na planície de Dura, na província da Babilônia" (Daniel 3.1).

Essa estátua foi uma obra de arte, mas sobretudo foi uma prova para aqueles que servem a Deus e portanto não se curvam, nem se ajoelham diante de estátuas, de deuses feitos pelas mãos humanas. A ordem do rei era pra que todos ao ouvirem o som dos instrumentos se curvassem até ao chão e adorassem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor construiu. Qualquer pessoa que desobedecesse a ordem do rei seria imediatamente jogada na grande fornalha acesa, (versículos 5 e 6).

Este texto é bem conhecido dos leitores da Bíblia e ele encerra uma verdade essencialmente bíblica: Somente diante de Deus o cristão deve se prostrar, seja em que situação for. Parece simples, afinal hoje não existe mais o rei e a sua estátua, portanto não corremos mais esse risco, não estamos mais expostos a essa prova de fogo. Entretanto vivemos hoje dias iguais ou até piores dentro do contexto atual, diante da situação em que hoje vivemos. Nós vivemos num mundo de ofertas tentadoras, de ocasiões promissoras que se nos apresentam todos os dias e de várias formas. Muita coisa mudou, mas a Palavra de Deus não mudou: "Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar". Os reis e as rainhas estão por aí com suas ofertas tentadoras e suas proibições, ou condições apresentadas aos cristãos dos dias atuais. Estátuas são erguidas, oportunidades nos são oferecidas quase que diariamente e isto soa aos nossos ouvidos e vem aos nossos olhos com o seu colorido. Os homens de Deus que foram desafiados no livro do profeta Daniel foram fieis a Deus e não se curvaram, preferiram correr o risco a desobedecer o rei verdadeiro e soberano.

Vivemos dias difíceis em todas as áreas da vida moderna. Dependemos do nosso emprego, das nossas amizades, dos nossos contatos e muitas vezes somos tentados com várias ofertas dentro do contexto atual. Quando os instrumentos tocaram todos os homens de todo o povo, nação ou língua se curvaram até o chão e adoraram a estátua de ouro do rei Nabucodonosor. Alguns astrólogos foram até onde estava o rei e acusaram os judeus de não adorarem a estátua. Os judeus adoram somente a Deus, os cristãos adoram somente a Deus, mas vivemos num mundo idólatra em que muitas vezes somos tentados, ou mesmo obrigados a adorarmos as estátuas, que hoje tem outros nomes e outros formatos. Isto se resume numa prova para os cristãos de hoje e isto existe no nosso dia a dia de várias cores e formas.

A palavra de Deus é muito atual, tudo que vemos nela, de alguma forma acontece nos dias de hoje. Pode parecer diferente, mais atraente e até sugestivo, mas tem o seu lado idólatra e, portanto, desagrada a Deus. A idolatria basicamente é adorar algum ser, ou objeto inanimado no lugar de Deus, como se aquilo fosse um deus. Cada época nos apresenta um tipo de idolatria. Estamos próximos a uma Copa do Mundo e eu não tenho dúvidas de que muitas pessoas vão adorar atletas, quiçá vão fazer até promessas e orações para que a Seleção seja bem sucedida naquele torneio mundial de seleções. Bilhões de pessoas nessa época, de 4 em 4 anos se ajoelham diante de uma estátua e adoram os seus ídolos. Isto parece de pouca importância e muitos podem até não concordar, mas a realidade, a prática demonstra exatamente isto. Estátuas estão erguidas pelo mundo, o rei moderno e atual está por aí exigindo que se prostre e adore a imagem que ele levantou na planície de Dura. Estamos diante desta realidade, quer creiamos, ou não. O fato em si já diz tudo e isto equivale a adorar uma estátua de ouro que um rei construiu.

Tenhamos cuidado nesses dias, pois a prova está aí e a nossa fé deve prevalecer, deve ser direcionada para Deus e a Sua palavra. Que Deus, por sua infinita misericórdia, nos guarde e nos livre desse mal.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.