Palavra do leitor
29 de outubro de 2010- Visualizações: 3628
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A espiritualidade da loucura
Segundo Isaías nem os loucos erraram o caminho. A loucura convertida é a religiosidade em sua forma domada, domesticada, controlada. Hoje o que mais se vê nas igrejas protestantes são uma nova classe de pessoas que tem o maior prazer de falar de suas loucuras passadas, são os (ex), ex-drogado, ex-prostituta, ex-traficante, ex-homosexual, ex-depessivo, ex-bruxo, e por aí vai.
Testemunham suas transformações e se revelam numa nova forma de viver, são loucos por Jesus. A loucura acaba sendo um estado de consciencia sacralizada dentro do vies religioso espiritual, o santo é aquele que como se interpreta a palavra "hagios" é separado, sua estrutura de pensamento e ação é diferenciada das demais, nota-se sua loucura pelo seu modo de vivenciar o sagrado, que é o que tem mais valor na sua vida, é prazeroso sua confiança no Ser superior (Deus) que rege e fundamenta sua vida.
Como cristão eu fico a observar os atos de Cristo sobre a face da terra, Ele próprio diz que: “Deus usou as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias”, Jesus um homem que era chamado pela sociedade cheia da razão daquela época, de louco, glutão e beberrão. Que foi julgado por Simão, pelo fato de ter deixado uma prostituta enxer de beijos e carícias os seus pés, lava-los com suas lágrimas e enxugá-los com seus cabelos. Esse Jesus que vira as mesas dos cambistas, vendedores com suas barracas de bugingangas e animais em volta do templo, Ele arranca o chicote e corre atras dos mercadores do templo expulssando-os, valoriza as mulheres numa época de desvalorização é tocado por uma mulher que era considerada imunda por ter uma hemorragia, cura no dia de sábado, come com pecadores, chama fariseus de hipócritas e a loucura da morte de cruz salva o mundo. A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens.
Enquanto os judeus esperavam um messias que ia liberta-los a base da espada, da força, da rebelião, Jesus chega com um discurso totalmente inverso, dizendo para orar pelos que vos perssegue, se lhe baterem na face, ofereça a outra para bater, isso é loucura, tem que ser muito louco para vivenciar esses princípios num mundo hodierno. É carregar a cruz, caminhar para a morte do velho homem diariamente, luta entre carne e espírito. O apóstolo Paulo diz que morrer é lucro para ele, porque o viver para ele é Cristo. Se vive, vive para agradar e servir a Cristo e se morrer é vantagem por entrar na glória com o Salvador.
O que dizer sobre a fé que é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem. Ter fé não é ter esperança, é visualizar o não visto, como se já existisse, parece coisa de louco, mas é assim mesmo. A razão tambem pega no pé da fé, tambem tem uma rincha com a fé, não é só com a loucura, por isso que na fé tambem existe uma grande parte de loucura.
Pesquisas científicas tem demonstrado que a fé é benéfica, até mesmo um número crescente de médicos tem participado de conferencias sobre fé. O excesso de razão fundamentalista científica gera aquilo que é contrário a fé, a incredulidade, que está impregnada na mente de muitos que se julgam intelectuais, detentotores da sabedoria. A própria razão científica já está dando o braço a torcer para a loucura da fé. A falta de fé na maioria de situações é letal. A fé em atividade produz resultados os mais inesperados e surpeendentes possíveis, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, ela previne e até chega a curar, a recuperação é mais rápida pois ela estimula o organismo desencadeando reações positivas.
Os evangelhos estão cheios de expressões como: “Para aquele que tem fé tudo é possível”, “Vai a tua fé te salvou”. A fé é uma confiança racional, que em profunda reflexão e certeza, conta com o fato de que Deus é merecedor e digno de toda confiança, ter fé não é acreditar em si próprio, dizem por aí que: “Querer é poder”, isso é auto-suficiencia, humanismo. A fé é para os loucos que tem a certeza inequivoca de que Deus pode fazer.
Santo Agostinho disse: “Nisi Crediterites, Non Intelligetis”. Em latim quer dizer: “Se não crerdes não entendereis”. Na louca filosofia da fé, não adianta querer compreender para depois ter fé, pois a fé é a confiança nua e crua na ação Divina.
Mais uma vez o apóstolo Paulo ao escrever a sua primeira carta aos corintios diz: “Porque a palavra da cruz e loucura para os que perecem, mas para nós, que samos salvos, é o poder de Deus, porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligencia dos inteligentes, onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura Deus não tornou louca a sabedoria deste mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu na sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
(I Co1.18-21).”
Testemunham suas transformações e se revelam numa nova forma de viver, são loucos por Jesus. A loucura acaba sendo um estado de consciencia sacralizada dentro do vies religioso espiritual, o santo é aquele que como se interpreta a palavra "hagios" é separado, sua estrutura de pensamento e ação é diferenciada das demais, nota-se sua loucura pelo seu modo de vivenciar o sagrado, que é o que tem mais valor na sua vida, é prazeroso sua confiança no Ser superior (Deus) que rege e fundamenta sua vida.
Como cristão eu fico a observar os atos de Cristo sobre a face da terra, Ele próprio diz que: “Deus usou as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias”, Jesus um homem que era chamado pela sociedade cheia da razão daquela época, de louco, glutão e beberrão. Que foi julgado por Simão, pelo fato de ter deixado uma prostituta enxer de beijos e carícias os seus pés, lava-los com suas lágrimas e enxugá-los com seus cabelos. Esse Jesus que vira as mesas dos cambistas, vendedores com suas barracas de bugingangas e animais em volta do templo, Ele arranca o chicote e corre atras dos mercadores do templo expulssando-os, valoriza as mulheres numa época de desvalorização é tocado por uma mulher que era considerada imunda por ter uma hemorragia, cura no dia de sábado, come com pecadores, chama fariseus de hipócritas e a loucura da morte de cruz salva o mundo. A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens.
Enquanto os judeus esperavam um messias que ia liberta-los a base da espada, da força, da rebelião, Jesus chega com um discurso totalmente inverso, dizendo para orar pelos que vos perssegue, se lhe baterem na face, ofereça a outra para bater, isso é loucura, tem que ser muito louco para vivenciar esses princípios num mundo hodierno. É carregar a cruz, caminhar para a morte do velho homem diariamente, luta entre carne e espírito. O apóstolo Paulo diz que morrer é lucro para ele, porque o viver para ele é Cristo. Se vive, vive para agradar e servir a Cristo e se morrer é vantagem por entrar na glória com o Salvador.
O que dizer sobre a fé que é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem. Ter fé não é ter esperança, é visualizar o não visto, como se já existisse, parece coisa de louco, mas é assim mesmo. A razão tambem pega no pé da fé, tambem tem uma rincha com a fé, não é só com a loucura, por isso que na fé tambem existe uma grande parte de loucura.
Pesquisas científicas tem demonstrado que a fé é benéfica, até mesmo um número crescente de médicos tem participado de conferencias sobre fé. O excesso de razão fundamentalista científica gera aquilo que é contrário a fé, a incredulidade, que está impregnada na mente de muitos que se julgam intelectuais, detentotores da sabedoria. A própria razão científica já está dando o braço a torcer para a loucura da fé. A falta de fé na maioria de situações é letal. A fé em atividade produz resultados os mais inesperados e surpeendentes possíveis, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, ela previne e até chega a curar, a recuperação é mais rápida pois ela estimula o organismo desencadeando reações positivas.
Os evangelhos estão cheios de expressões como: “Para aquele que tem fé tudo é possível”, “Vai a tua fé te salvou”. A fé é uma confiança racional, que em profunda reflexão e certeza, conta com o fato de que Deus é merecedor e digno de toda confiança, ter fé não é acreditar em si próprio, dizem por aí que: “Querer é poder”, isso é auto-suficiencia, humanismo. A fé é para os loucos que tem a certeza inequivoca de que Deus pode fazer.
Santo Agostinho disse: “Nisi Crediterites, Non Intelligetis”. Em latim quer dizer: “Se não crerdes não entendereis”. Na louca filosofia da fé, não adianta querer compreender para depois ter fé, pois a fé é a confiança nua e crua na ação Divina.
Mais uma vez o apóstolo Paulo ao escrever a sua primeira carta aos corintios diz: “Porque a palavra da cruz e loucura para os que perecem, mas para nós, que samos salvos, é o poder de Deus, porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligencia dos inteligentes, onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura Deus não tornou louca a sabedoria deste mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu na sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
(I Co1.18-21).”
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