Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Lei de combate à desertificação é sancionada

Um marco para o Brasil e uma vitória, especialmente, para o povo do Semiárido. É assim que a Lei 13.153, responsável pela criação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, é encarada pela Diaconia e demais integrantes da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).

Sancionada no último dia 30 pela presidente Dilma Rousseff, a norma prevê a adoção de mecanismos de proteção, preservação e recuperação de recursos naturais pelo poder público; incentiva pesquisas sobre desertificação; e estimula a educação socioambiental e o desenvolvimento sustentável nas áreas afetadas.

“A Lei 13.513 é uma vitória daqueles que insistiram, durante anos, em fazer pressão política, elaborar documentos e criar condições estruturais e conjunturais para a sua consolidação. É uma vitória, também, de todos na sociedade civil, no Governo Federal e na Cooperação Internacional que acreditaram em projetos de democratização do uso da terra, do solo, do meio ambiente e da água como direitos fundamentais do ser humano”, afirmou o coordenador político-pedagógico da Diaconia, Marcelino Lima, representante da entidade e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA/PE) na CNCD.

Segundo o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Otto Alencar (PSD-BA), as áreas passíveis de desertificação no Brasil somam cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, distribuídos em oito estados do Nordeste e cidades do norte de Minas Gerais. Mais da metade dos quase 23 milhões de habitantes da região semiárida dependem de programas sociais governamentais e da sociedade civil para sobreviver.

Lei 13.153
Além de estabelecer princípios e objetivos da Política Nacional, a Lei 13.153 também define termos específicos como desertificação, seca e degradação do solo. O texto pode ser acessado, na íntegra, através do site www.planalto.gov.br.

CNCD
A Comissão Nacional de Combate à Desertificação, órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, é presidida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e integrada por 44 representantes de setores da sociedade civil e dos governos Federal, estaduais e municipais e do setor produtivo relacionados com o tema.

Clara Cavalcanti é assessora de comunicação da Diaconia
Fonte: http://www.diaconia.org.br
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.