Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Juventude e vocação: uma jornada aberta para Deus

EDITORIAL

Ser jovem e cristão hoje é um dos maiores desafios. A sua frente: um mar de informações, conceitos e opiniões sobre como viver, além de uma sociedade midiática refém de símbolos superficiais, injusta e de um consumismo recrudescente. Dentro dele: transformações intensas que podem mexer com seus desejos, escolhas e convicções. Ao redor: uma igreja ora indecisa, ora impositiva sobre a vida; aí o que deveria ser uma experiência comunitária profunda se torna muitas vezes uma triste imitação do que é conviver.

Por outro lado, nunca o mundo ofereceu tantos recursos para que o jovem tome suas próprias decisões. Há abundância de opções, há um horizonte largo para relacionamentos e trocas.

Como ouvir a voz de Deus em meio a tudo isso? Como discernir o rumo do Senhor diante de tantas encruzilhadas?

Antes de tudo, esta busca é uma experiência espiritual. Não há como enxergar a Deus sem que ele se revele. E ele se revelou e se revela em Jesus Cristo. O Espírito Santo – por meio de Sua Palavra e da experiência de fé - nos guia até Jesus Cristo. É um caminho surpreendente e inesquecível. É como andar num matagal e, então, ver terra limpa e uma trilha a seguir. A partir disso, os rumos subsequentes serão moldados pela relação com o Deus Trino, numa misteriosa parceria com nós mesmos.

Mas a jornada não termina aí. Há muita coisa pela frente: responsabilidades, tomadas de decisão, renúncias, surpresas, alegrias, amadurecimento. Como então continuar esta caminhada?

É preciso olhar para a direção certa. Assim será possível encontrar os recursos necessários para seguir: água, alimento, orientação, companhia...

O Movimento Vocare é um vento novo soprando nesta caminhada. É uma oportunidade para a juventude cristã que quer levar a sério a jornada que Deus lhe deu. Liderado pela AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras), o Vocare é uma união de dezenas de organizações, agências missionárias e projetos que caminham junto com os jovens. Ultimato é um deles, com expectativas de que Deus sustente cada jovem em sua trilha rumo ao centro da vontade do Senhor.

De 18 a 21 de abril de 2015, o Vocare reuniu cerca de 700 jovens na Universidade CESUMAR, em Maringá (PR). Durante quatro dias, ouvimos desafios e nos comprometemos com eles. Também descobrimos que outros jovens estão fazendo diferença no mundo. Cada participante teve a oportunidade de trocar ideias com gente mais experiente e entender um pouco mais o que é vocação. Foi possível reunir-se em pequenos grupos e meditar sobre o que as Escrituras nos ensinam. Cantamos e louvamos juntos ao Deus que é o Senhor de todos os povos. Percebemos que falar de missão é falar da vontade de Deus para o mundo, em todas as dimensões da vida humana.

>> Leia a Carta de Maringá

Daqui a dois meses, teremos mais uma edição do Vocare, também na UNICESUMAR, em Maringá (PR). A expectativa é de que cerca de mil jovens participem conosco, de 21 a 24 de abril, de uma programação cheia de recursos, oportunidades concretas e experiências sobre vocação. A programação está repleta de gente que já faz diferença no mundo. Haverá ainda gente que reflete sobre missão, gente que iniciou projetos de transformação e gente acostumada a ouvir e pastorear jovens.

Você também vai encontrar jovens como você, talvez tão necessitados de orientação quanto você, mas tão dispostos a seguir a voz de Deus quanto você.

Na última terça-feira, dia 16/02, aconteceu, na sede da Missão Portas Abertas, em São Paulo (SP), a última reunião geral da equipe que organiza o Vocare antes do grande evento. Nos unimos em oração e pedimos que Deus faça o milagre de juntar e guiar seu povo em direção a sua vontade num mundo cada vez mais necessitado dela.

Há desafios imensos para a realização de um evento como este. Um deles é financeiro. Mas o que realmente precisamos é da fé em Deus, porque é pela fé que somos salvos e é pela fé que "o justo viverá". Queremos confiar no Pai.

Certa vez, em um momento de tensão e ira, Jesus criticou os que usavam o pátio do templo para fins egoístas. Mas em sua fala, ele cunhou a igreja de um termo belíssimo: ela é “casa de oração para todos os povos” (Mc 11.17). Pode haver igreja sem templo, mas não há igreja sem oração e relacionamento com o Senhor dela. Não há comunidade cristã, sem acolhimento de todos os povos e sem o senso de missão e obediência que nos faz abrir as portas e também nos faz cruzar fronteiras até os encontrarmos.

Se vivermos vidas pequenas, teremos um horizonte pequeno de futilidades e falsas conquistas. Se vivermos vidas abertas para a vontade de Deus, nossa existência será muito mais do que outros querem nos convencer que seja. Seremos igreja de Cristo, “casa de oração para todos os povos”. Aqui, agora, lá e sempre.

Boa jornada!

Leia também

Vocare 2015: conectados com a missão de Deus
Vocação e juventude (revista Ultimato 355)
Vocacionados (e-book gratuito de Ronaldo Lidório)
Vocação e juventude (e-book gratuito) 
Blog Ultimato Jovem 

Fotos:
1. Valerio del Bello/ Freeimages.com
2. Equipe Vocare em reunião no dia 16/02. Crédito: André Tostes.
Jornalista, é editor de web da Editora Ultimato e escreve regularmente em seu blog pessoal Fatos e Correlatos. Colabora também na área de comunicação com a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS). É um dos organizadores de Uma Criança os Guiará e do e-book Vocação e Juventude: a fascinante jornada entre o ser e o fazer.
  • Textos publicados: 36 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.