Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Diálogo entre ciência e fé cristã é tema de documentário da ABC²

Em mais uma ação para promover uma interseção honesta, aberta e respeitosa entre os campos de ciência e fé, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) lançou o documentário “Diálogo entre fé cristã e ciência no Brasil”. Três dias após o lançamento do documentário, o vídeo produzido pela Phanton Filmes já tem mais de onze mil visualizações.

Nessa visão integrativa, Guilherme de Carvalho, vice-presidente da ABC² diz que “o interesse não é criar uma ciência gospel. Não é criar uma ciência própria de um grupo religioso. Não se trata disso. Não se trata de engolir o campo científico, muito menos de subverter a fé para se adaptar. Se trata de uma conversa e esta conversa reconhece os limites, as diferenças e a soberania e autonomia de cada campo”.

Além dos temas diretamente relacionados à ciência e ao cristianismo, no documentário são apresentadas ideias e argumentos que giram ao redor destes tópicos. Como quando Giordano Bruno, professor do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da UFMG, aponta algumas inclinações pré-concebidas nesse diálogo.

“Uma tendência, que ao meu ver é muito forte, é a tendência de tentar expulsar a religião do espaço público, de tentar confinar a religião em uma esfera privada. E essa é uma tendência dramática para o diálogo, porque a ciência é produzida na esfera pública. Se a religião fica confinada no âmbito provado, simplesmente não há diálogo”, apresenta Giordano. O professor ainda menciona outra tendência, a de associar a religião à falta de inteligência.

Vários outros profissionais participam do projeto, como Roberto Covolan, físico e presidente da ABC²; Andrew Briggs, professor do Departamento de Nanomateriais de Oxford; Davi Gomes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Wesley Silva, professor do Instituto de Biologia da Unicamp; Pedro Dulci, filósofo e teólogo, e diversos outros físicos, engenheiros, teólogos, filósofos e professores.

O documentário é parte da iniciativa de Conteúdo do projeto ABC2, que inclui também a série de livros “Ciência e Fé Cristã” em parceria com Ultimato. Além de levantar assuntos e discussões sobre o tema, a proposta do vídeo também é motivar o envolvimento de pessoas interessadas no diálogo.



Com informações da ABC²

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.