Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Velhice

Outro dia enquanto aguardava para fazer uma radiografia, ouvi a seguinte história de um senhor, com idade entre 65 e 70 anos: Ele estava no ônibus e ao se deparar com uma jovem sentada no lugar reservado para idosos, gestantes, lactantes e PNES, solicitou o lugar, pois havia lugares de sobra no ônibus, bastava passar a catraca que ela poderia escolher onde sentar. Seguiu-se o seguinte diálogo:
- Por favor, poderia me ceder o lugar e sentar mais atrás onde há lugares de sobra?
- Não, não cederei lugar, pois o senhor é muito chato!
- Bem, o erro é meu, que não observei que este lugar também é reservado para lactantes e gestantes, e você minha jovem deve estar grávida, por isso, eu buscarei outro lugar.
- Como posso estar grávida, se nem namorado tenho, respondeu a mocinha;
- nos dias de hoje é preciso ter namorado para estar grávida? Perguntou o senhor.
O resultado não poderia ser outro, a mocinha passou a catraca, e sentou-se em um lugar vazio no ônibus. E nós que aguardávamos naquela sala, rimos, e concordamos com aquele senhor. Discutimos um pouco sobre a educação de filhos, e como os ensinamos a tratar os mais velhos.
Esta história não é uma comédia, mas poderia ser o roteiro de um esquete, mas é o triste retrato de uma sociedade que tem maltratado seus velhos. Sim, no correr deste texto usarei o termo “Velho (s)” pois para mim, esse é um título de muita honra, pois mostra que a pessoa atingiu um nível de maturidade acima de nós, já viveu muito mais do que muitos de nós e do que você leitor poderá viver.
Temos inventado termos para mascarar isso, para ignorar o quanto os velhos podem nos ensinar, ao tratarmos essas pessoas como idosos, e de fato o são, ou dizemos que fazem parte da melhor idade, estamos, infelizmente nos eximindo de cuidado com eles, estamos nos encaminhando para o abandono deles, seja material ou emocional.
Não cheguei à velhice, estou a caminho dela, e por muitas vezes ouvi zombarias a meu respeito chamando-me de velho, por causa da minha idade, e das minhas cãs, sim, elas vieram antes de eu chegar a velhice. Porém eu tratava da questão como uma honra, e não como uma zombaria, não me deixava afetar por isso, pois tenho clara compreensão de quem é o velho na sociedade, e a sua importância, por poder contribuir com seu conhecimento e sabedoria, sendo exemplo para as gerações mais novas.
Me perguntam se tenho orgulho da velhice, sim eu tenho, porque a Bíblia nos mostra que o velho é digno de honra, de ser ouvido, diante dele os demais devem se levantar e ceder-lhe o lugar, sim é isso que a Bíblia ensina, não o contrário, diz que diante das cãs devemos ter atitudes de honra. Graças a Deus pude aprender com os velhos da minha família, os conselhos deles foram preciosos e ainda o são, mesmo que esses sábios conselheiros já estejam partido, e me orgulho do meu pai, Silvio, o velho, que o intitulo dessa forma com toda honra, gratidão e graça que possa dar a ele, a seus conselhos me submeto. Suas histórias ouço com atenção, porque muito hei de aprender.
Há uma necessidade emergencial de olharmos para a velhice de forma bíblica, e ensinarmos os jovens e crianças nos moldes bíblicos a honrar os pais, e uma das formas de fazê-lo é respeitando as cãs, a velhice, na família e alheia.
Em Cristo.
CuiabÁ - MT
Textos publicados: 5 [ver]
Site: http://adinanlkempa.blogspot.com.br
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.