Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Se sua casa pegar fogo

"Se sua casa pegar fogo, aproveite para se aquecer!" (Provérbio espanhol )

A palavra "filosofia"1 resulta da união de outras duas palavras: "philia"2 , que significa "amizade", "amor fraterno", “respeito entre os iguais”; e "sophia"3 , que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído". Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 19).

Houve um filósofo chamado Heráclito que dizia: "Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo". Platão disse de Heráclito: "Ele compara as coisas com a corrente de um rio - que não se pode entrar duas vezes na mesma corrente"; pois o rio corre e troca-se outra água. Seus sucessores dizem até que nele, no rio, nem se pode mesmo entrar, pois que imediatamente se transforma; o que é, ao mesmo tempo já novamente não é. Além disso, Aristóteles disse que Heráclito afirma que é apenas um o que permanece; disto todo o resto é formado, modificado, transformado; que todo o resto, fora deste um, flui, que nada é firme, que nada se demora.

Nós cristãos bíblicos sabemos pela REVELAÇÃO que o ÚNICO SER que não muda é Deus, o Criador e que todas as coisas foram criadas por Ele: “no princípio criou Deus, os céus e a terra”. Por isso, também dizemos que Deus é imutável. O escritor de Hebreus diz que “Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre” (Heb. 13:8). É uma declaração da sua divindade, e, por conseguinte, da sua imutabilidade (cf. Malaquias 3:6). No entanto, toda a criação muda, sofre transformações, alterações, pois tudo nasce, cresce, frutifica e morre: “toda a carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores...” (Is 40:6-7). Então, podemos tomar emprestado o pensamento de Heráclito e concordar que “tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo”, isto quando nos referimos à criação. As mudanças que acontecem são necessárias, por isso, também existe primavera, verão, outono e inverno. Jesus disse: “sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5:48), e o apóstolo Pedro diz: “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos regenerou (transformou) para uma viva esperança” (I Pe 1:3), e ainda Paulo exorta: “transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12:2), e em outro lugar instrui: “seguindo a verdade, em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo” (Ef 4:15). Todos estes textos falam sobre mudanças ou transformações, sejam elas, ocorridas ou ainda por ocorrer.

Onde eu quero chegar com tudo isso? Bem, a vida de todos nós, na sua maior parte, é feita de choro e alegria, dor e prazer, guerra e paz, nascimento e morte, etc. Enquanto durar a terra este processo dialético vai acontecer e precisamos aceitar, entender, aprender com ele e através dele. Somente no “novo céu e nova terra” não haverá mais “morte, luto, pranto, dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21:4). Mas, até lá, viveremos nesse processo de ‘viver e morrer’ transformador que, graças a Deus, é usado por Ele para conformar nosso ser mutável (imperfeito) ao ser imutável e perfeito do Senhor Jesus. Para isso, “Deus age soberanamente em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, pois àqueles que conheceu, chamou e predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho...” (Rm 8:28-29). E ainda, “amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele (Jesus) se manifestar, seremos semelhantes a ele...” (I Jo 3:2).

Portanto, ao concluir esta meditação, afirmo com o salmista: ”ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” – (Salmo 30:5b). Ou seja, o choro é uma possibilidade, pois ele “pode vir” e de fato às vezes vem, mas também pode não vir. Entretanto, há uma certeza para nós cristãos: “a alegria vem pela manhã” porque sempre haverá um novo dia, pois nós sabemos que “as misericórdias do SENHOR renovam-se a cada manhã, elas não têm fim, e são a causa de não sermos consumidos” (Lm 3:22-23).

Então, meus irmãos amados, não se deixem abater se porventura a casa pegar fogo! Aprendam a RE-AGIR positivamente diante do ocorrido, e AJAM como bons filósofos, reflitam no que Deus pode fazer em vocês, por vocês e através de vocês. Com toda a certeza, das cinzas poderá ressurgir um ‘novo ser’, totalmente transformado, com ‘novos propósitos’. Deus abençoe!

1- do grego φιλοσοφία
2- φιλία
3- σοφία
Uberlândia - MG
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.