Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"Quem canta seus males espanta"

No mês de dezembro de 2018 eu viajei de Realeza (Manhuaçu, MG) para Campinas, uma viagem de mais de 1000 km no ônibus da empresa Gontijo que vinha de Salvador. À noite quando entrei naquele ônibus tive medo, por vários motivos, que não cabe aqui mencionar. Seriam 15 horas dentro de um ônibus em condições razoavelmente boas para fazer uma viagem como aquela. O ônibus estava com a metade da sua carga de passageiros e eu pude até escolher onde me sentar. Mas, repito, fiquei com medo, e tentei me acalmar à medida em que o ônibus corria pela Rio-Bahia. Para acalmar o medo eu resolvi cantar bem baixinho os velhos hinos da Harpa Cristã, os quais eu canto desde criança. Comecei pelo primeiro: "Deus prometeu com certeza chuvas de graça mandar", depois o segundo: "Oh que saudosa lembrança tenho de ti ó Sião" e dai por diante. São mais de 500 hinos, portanto o repertório é grande. À medida que eu cantava baixinho fui sentindo algo bom, uma paz que me dominava e o medo inicial foi se extinguindo aos poucos até não existir mais. Cochilei um pouco enquanto cantava e até sonhei, mas não me lembro o sonho. Por fim, chegamos em Campinas sãos e salvos. Ao descer do ônibus me lembrei da passagem em que Paulo e Silas cantaram na prisão na cidade de Filipos (Atos 16). Bem diz o velho ditado: "Quem canta seus males espanta". Este relato é o mais fiel possível e mostra um fato que pode ocorrer com qualquer pessoa seja numa viagem ou em outra situação. Foi algo tão marcante que fiz questão de compartilhar com os meus leitores.

O fato em si parece algo corriqueiro e até pueril, mas tem um sentido real e espiritual que marca muito a pessoa envolvida. Gosto de dividir essas experiências com os meus leitores e igualmente com os meus ouvintes, afinal a comunicação é fundamental para todos. Este fato é bem comum entre pessoas que servem a Deus, independente de igreja e de religião. Não raro, eu vejo em viagens alguma freira com o seu terço, ou outra pessoa numa atitude de silêncio e oração. Sei que os servos de Deus na Bíblia também agiam assim. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". (Isaías 55.6). Creio que em qualquer momento podemos fazer isto. Nas minhas caminhadas matinais sempre procuro fazer isto enquanto faço o meu exercício que é responsável, em grande parte, pela minha boa saúde apesar dos meus 65 anos. Conheço mais de 1000 hinos, além de várias passagens bíblicas, alem de alguma experiências que posso recordar em minhas andanças. Creio que muita gente faz isto até mesmo enquanto está trabalhando, ou fazendo outra atividade. Deus é louvado e adorado e isto é simples. O cristão não precisa se preocupar com o perigo, mesmo que ele seja iminente. Louvamos a um único Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, não há divindades, santos protetores, ajudadores ou salvadores, mas apenas um Deus que subsiste em três pessoas unidas e distintas operando em favor da pessoa. (II Coríntios 13.13 e 14)).

Desta forma, o nosso louvor é endereçado ao nosso Deus, em nome de Jesus o nosso Senhor e Salvador a quem seja dado toda honra e glória pelos sáculos dos séculos. É muito simples e prático e bíblico, pois desde o Gênesis já encontramos a Trindade na criação e na formação da raça humana quando Deus disse: "Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança". (Gênesis 1. 26 e 27) Desta forma, tudo é simples e Deus aceita a nossa adoração em forma de oração e louvor. Seja no ônibus, ou onde for é bom louvar a Senhor e pedir sempre a sua proteção com a certeza de que Deus cuida sempre de nós.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.