Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Próxima live do grupo "Ethica, Sola Gratia" falará sobre o ODS 15 – Vida na terra

Desertificação, degradação da terra e perda da biodiversidade são temas que interessam também aos cristãos

Por Oseas Heckert

Muitas vezes, temos dado maior atenção ao cuidado com a nossa casa (lar) do que à casa comum de todos nós – o planeta. Deus delegou ao ser humano o cuidado e a exploração da terra (Gn 1.28; 2.15), mas estamos praticando uma exploração predatória, extraindo recursos acima da capacidade de recuperação do planeta, que está “gemendo” (Rm 8.19-22). Deus havia estabelecido um ciclo de 6 por 1: para cada 6 dias de trabalho, 1 de descanso, a cada 6 anos de atividade agrícola, 1 ano de pousio. Não estamos levando isso à sério, com impacto na saúde física-emocional e provocando um desequilíbrio ambiental, que por sua vez traz impactos socioeconômicos.

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 15 (ODS 15) trata da Vida na Terra, com metas específicas até 2030 para recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Entretanto, segundo o VIII Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável Brasil (2024), nossos indicadores apontam evolução insuficiente ou até retrocesso.

Quanto à gestão sustentável de florestas, em 2024 houve significativa redução no desmatamento (que havia atingido seu pico em 2022), mas ainda destruímos 1,2 milhões de hectares (600 mil campos de futebol), dos quais cerca de 90% na Amazônia e no Cerrado. Com o avanço da atividade agropecuária no Cerrado, o desmatamento ali já superou o da Amazônia – 1,2 vezes em 2024.

O índice de queimadas, por causas naturais ou ação criminosa, é assustador: uma área de 17 milhões de hectares no ano passado, com impacto crescente em nossa fauna, que apresenta mais de 1250 espécies com risco de extinção, também vítimas de caça e tráfico ilegais.

A degradação do solo, seja pelo uso técnicas agrícolas antiquadas e depletoras do solo, seja por processos de irrigação inadequados, impedem a reposição correta de macro e micronutrientes para que o solo restabeleça sua fertilidade e biodiversidade, com enormes impactos socioambientais. A desertificação já atinge 1,3 milhões km2 e afeta direta ou indiretamente mais de 38 milhões de brasileiros, principalmente no semiárido nordestino e, pasmem, no sul (arenização na campanha gaúcha).

O que a Bíblia tem a dizer sobre isso?
Pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus estava reconciliando consigo todas as coisas (Cl 1.19,20), e nos convida a fazer parte desse projeto de reconciliação, tanto do ser humano, quanto do cosmos (2Co 5.18-19).

O que você pode fazer para mitigar o caos e promover o shalom, contribuindo para essa reconciliação? Não perca a próxima live promovida pelo grupo “Ethica, Sola Gratia”, no dia 15 de setembro de 2025, às 20h, no canal https://www.youtube.com/@juliocesarcanal81

Convidadas
Cida Almeida (Maria Aparecida de Andrade Almeida), teóloga, pastora da IPU Jardim da Penha - Vitória/ES. Mestre e doutora em Ciências da Religião (UMESP), pós Doc em História e Arqueologia (Unicamp).

Iracema Helena Schoenlein-Crusius
, mestre e doutora em Ciências Biológicas (UNESP), Pesquisadora Científica no Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA-Jardim Botânico, SP)

**
ESG – Ethica, Sola Gratia, promotor da live, é um grupo formado por cristãos de diversas áreas de atuação profissional que acreditam que a ética apresentada na Bíblia e encarnada em Jesus de Nazaré é o melhor referencial para o cuidado com o meio ambiente (E), as questões sociais (S) e a governança nas organizações (G); e que acreditam que Só Pela Graça e pela ação do Espírito serão capazes de praticar o que creem.

**
Serviço:
Live da série de conversas “O que a Bíblia tem a dizer sobre os ODS e a COP30?”
Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 15 (ODS 15) – Vida na Terra

Quando: 15 de setembro de 2025, às 20 horas
Onde: Canal Júlio César no YouTube

  • Oseas Heckert é engenheiro de pessoas (ele mesmo aqui incluído, em reengenharia permanente), apreendedor da vida abundante, poetrainee. Sazonalmente escreve para assimilar/compartilhar as ideias: http://www.antropogogia.net/aprender.php

Imagem
:
Marcelo Camargo/Agência Brasil.


REVISTA ULTIMATO – JESUS, A LUZ DO MUNDO
Jesus, o clímax da narrativa da redenção, é a luz do mundo. Não há luz que se compare a ele. Sua luz alcança todo o mundo.

Além de anunciar-se como Luz, Jesus declara que os
seus seguidores são a luz do mundo. “Pois Deus que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, ele mesmo brilhou em nosso coração para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2Co 4.6).

É disso que trata a
edição 415 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» Quando a Igreja Abraça a Cidade, Leandro Silva (org.)
» O Mundo - uma missão a cumprir, John Stott
» Quando a injustiça se escreve em lei: por que cristãos devem resistir ao PL da Devastação?, por Dálethe Melissa
» Movimento ambiental evangélico publica guia de oração pela COP 30, Notícia

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.