Por Escrito
01 de fevereiro de 2019- Visualizações: 2794
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Contentamento: “Ainda que a figueira não brote...”
Por Maria Luiza Rückert
“Ainda que a figueira não brote e não haja fruto na parreira, ainda que a oliveira negue o seu fruto e o campo não produza colheita, ainda que as ovelhas desapareçam do curral e não haja gado no estábulo, eu me alegrarei no Senhor e exultarei em Deus, meu Salvador. Meu Senhor Javé é a minha força, ele me dá pés de gazela e me faz caminhar pelas alturas.” (Habacuque 3,17-19)Esse texto profético é um salmo que inicia descrevendo uma realidade triste, de carência, mas finaliza com alegria, louvor e confiança no Senhor.
Observando o ser humano em sua busca frenética por felicidade, constatamos que ela, a felicidade, parece estar sempre “naquilo que nos falta”. Somos insaciáveis. Trata-se, porém, de uma fome e de uma sede mais profundas.
O profeta Habacuque nos traz uma proposta clara, concreta: alegrar-se no Senhor, também nos tempos de carência, quando falta aquilo que desejamos.
Há algum tempo, um senhor idoso, crente, que faleceu no CTI do Hospital Evangélico, deu-me uma lição de vida inesquecível. Quando lhe perguntei como estava, ele respondeu: “Pastora, o meu fôlego está curto, mas eu respiro no Senhor!” Esse testemunho, que ouvi no CTI, poderia fazer parte desse Salmo do profeta Habacuque.
Temos tempos bons, fáceis e tempos difíceis. Tempo de respiração mais plena e abundante e tempos de fôlego curto. Mas, ele, o Senhor, sempre está e estará bem presente e, em sua presença, podemos respirar com menos ou mais fôlego.
• Maria Luiza Rückert, autora de Capelania Hospitalar e Ética do Cuidado, cursou teologia na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS, e aprofundou seus estudos em clínica pastoral no hospital da Universidade de Minnesota, Estados Unidos. Pós-graduada em ética, subjetividade e cidadania, atuou como capelã no Hospital Evangélico de Vila Velha, ES, durante vinte anos. Maria Luiza também preparou mais de uma centena de voluntários para o ministério de visitação em hospitais e capacitou agentes da Pastoral da Saúde. Site: www.capelaniamarialuiza.org/
Leia mais
» Contentamento apesar do sofrimento
» Por que um Deus que faz milagre permite o sofrimento?
Leia mais
» Contentamento apesar do sofrimento
» Por que um Deus que faz milagre permite o sofrimento?
01 de fevereiro de 2019- Visualizações: 2794
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
Revista Ultimato
Oramos para que Deus faça aquilo que so Deus pode fazer.
Ricardo Barbosa
(31)3611 8500
(31)99437 0043
“Peça-me outra coisa, pois crente eu não quero ser!”
Palavras
Quando não é preciso fazer nada além de [dar e] receber o perdão





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
