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Opinião

O que está por trás dos conflitos em Jerusalém?

Os eventos de maio de 2021 na visão de um cristão palestino
 
Por Rev. Dr. Jack Sara
 
Como Israel e Palestina estão novamente nas manchetes dos jornais em todo o mundo, recebo muitos pedidos para comentar a respeito dos eventos recentes na perspectiva de um cristão palestino.
 
A catástrofe

Preciso começar com a descrição de uma imagem. Recentemente, eu estava em um tour pela cidade antiga de Nazaré. Enquanto passeávamos pelas ruas da cidade, nosso guia chamou nossa atenção para uma pintura em uma parede. Para mim, a imagem era explosiva: um mapa da Palestina histórica em torno do qual foi pintada uma chave de casa, símbolo muito comum entre os palestinos. O que fez com que tal pintura se tornasse única, contudo, foi a adição de um enorme ramo de oliveira e de uma pomba, ambos destacando-se de forma muito clara na pintura.
 
Deixe-me explicar o que essas imagens representam para um palestino. Quando os palestinos foram despejados de suas casas em 1948, cerca de 500 aldeias (vilarejos) foram evacuadas e muitas delas, arrasadas. Pessoas também foram expulsas de suas casas em grandes cidades como Jerusalém, Jafa, Haifa, Ascalão e muitas outras. Muitas das famílias despejadas escaparam levando apenas e chave de suas casas, na esperança de que retornassem após o final da guerra. Todos sabemos que isso nunca aconteceu – nem o retorno para casa, nem o final da guerra, que tem se arrastado de várias formas por décadas. Os 780 mil refugiados que fugiram de suas casas permanecem como refugiados em seu próprio país ou em países vizinhos. Nós nos referimos a esse evento como Nakba: a catástrofe. 
 
Como alguém pode ser um refugiado em sua própria terra? Eles são refugiados pelo fato de não receberem permissão para retornar a seus vilarejos originais, algumas vezes a apenas algumas milhas de distância [de onde moram]. Eles são refugiados fora de seu país, pois não lhes é permitido retornar para viver em qualquer lugar de sua terra. Muitos nunca sequer receberam permissão para visitá-la.
 
Para mim, a imagem do mapa, da chave, da pomba e do ramo de oliveira sintetiza a clara história recente e as aspirações dos palestinos. Nós estendemos nossas mãos em busca de paz, até mesmo abrindo mão da maior parte [da terra] de nossa pátria histórica e estando dispostos a construir uma relação com Israel. Nossa única condição era que tivéssemos a chance de viver com dignidade – termos liberdade para nos movimentarmos e sermos capazes de decidir sobre nosso futuro com autonomia dentro dos territórios ocupados por Israel em 1967, incluindo a porção oriental de Jerusalém, a Cisjordânia e Gaza.
 
A fúria

Nos meses recentes, um grupo militante de colonos israelenses têm forçado o despejo de várias famílias palestinas que vivem há décadas em um bloco de casas em um bairro palestino (chamdo Sheikh Jarrah) em Jerusalém. Muitas dessas famílias são de refugiados que primeiro perderam suas casas em 1948. Por meio de um acordo com as Nações Unidas e a Jordânia, uma pequena porção de terra foi concedida a eles em 1956, onde poderiam construir suas casas. No entanto, após o início da ocupação israelense em 1967 (a qual chamamos Naksa, ou revés), eles não tiveram o direito de obter documentos adequados para comprovar a propriedade. Pouco depois, em 1972, colonos judeus (apoiados pelo governo de Israel) começaram a pressionar essas famílias para que deixassem suas casas. Os primeiros casos de evacuação ocorreram em 2008-9, quando três famílias foram forçadas, sem nenhuma oferta indenizatória, a deixar suas casas. Agora, a justiça lida com outro caso de desapropriação [indevida] de uma porção de famílias. Nos próximos meses, é esperado que outras 25 famílias sejam despejadas à força, então os colonos judeus poderão ocupar essas casas em Jerusalém.
 
Esses eventos certamente enfureceram o povo palestino. Eles são uma lembrança de que nossa Nakba ainda está em curso. Como resultado, muitos ativistas palestinos e israelenses começam a realizar protestos pacíficos em frente a essas casas que seriam tomadas de seus proprietários. Em resposta, o exército israelense passou a dispersar à força as multidões. Isso acabou em violência [que foi escalonando]: os movimentos de colonos [atentos aos acontecimentos] se juntaram aos confrontos, novos protestos se espalharam para o Domo da Rocha e, em seguida, até mesmo para fora de Jerusalém, chegando a muitas cidades árabes em Israel. Cidades como Nazaré, Umm el-Fahem e Lod foram palco de manifestações, muitas delas dispersas com uso de violência pelas autoridades. A luta se espalhou até Gaza, de onde grupos palestinos começaram a atirar mísseis em direção a alvos israelenses. Agora, parece que nos encontramos em mais uma micro guerra. Eventos violentos estão eclodindo por todo o país, entre Jerusalém e Gaza, de Jafa até a Galileia. Sem querer justificar qualquer violência que acontece em ambos os lados, essa situação deveria preocupar os cristãos em todo o mundo, principalmente nas duas áreas a seguir.
 
A justiça e a paz

Primeiro, a igreja global deveria sempre se preocupar com a justiça e a paz, não apenas aqui na Terra Santa, mas em toda a terra. “Ó povo, o Senhor já lhe declarou o que é bom e o que ele requer de você: que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com seu Deus (Miquéias 6.8).
 
Se buscar a justiça é uma ordem bíblica, somos da mesma forma chamados a nos posicionar contra a injustiça. Recordei recentemente a história de Acabe, o rei mau, e sua esposa Jezabel. Juntos, eles conspiraram contra um homem simples que tinha um pequeno pedaço de terra próximo do palácio do rei. Para decepção, eles encontraram uma maneira “legal” de roubar sua terra, simplesmente porque ele a queria e detinha poder para tal.
 
A “grilagem de terra” é certamente o objetivo de pessoas como os colonos israelenses. Eles normalmente visam terras e casas de famílias palestinas que, por diversas razões, não conseguem defender a própria causa. Hoje, os palestinos estão chamando por “Elias” nesse mundo para que confrontem “Acabe” por seus crimes. Quem sabe assim ele se arrependa e devolva o que roubou (1 Reis 21.1-27). Caso contrário, ele continuará a trilhar um caminho que só levará a mais destruição. Por quantos anos mais essas coisas devem persistir? 
 
Em segundo lugar, além de serem uma voz profética, os cristãos precisam orar pela situação. Ações desse tipo são uma demonstração da vontade de nosso Senhor Jesus ou de seu reino? Não! Ele declarou em João 10.10: “O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz”. Certamente, morte, destruição e violência nunca são do Senhor. É o mal que causa essas coisas. Nosso Senhor deseja vida a todas as pessoas na Terra Santa.
 
É meu apelo que, como corpo global de Cristo, comprometamo-nos em oração contra o espirito do mal e da morte, e supliquemos para que as pessoas tenham vida plena em abundância. Que o verdadeiro espírito profético, armado com graça e verdade, encontre lugar em nós. Em prol da justiça e da paz, que Elias se levante.
 
• Rev. Dr. Jack Sara, presidente do Bethlehem Bible College, é Bacharel em Estudos Bíblicos, Mestre em Estudos Pastorais e Aconselhamento Bíblico e Doutor em Missões e Estudos Interculturais (Gordon-Conwell Theological Seminary).
 
> Texto publicado originalmente por Bethlehem Bible College. No Brasil, publicado em português pelo Centro de Reflexão Missiológica Martureo. Reproduzido com permissão.

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