Notícias
08 de setembro de 2020- Visualizações: 6739
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
N. T. Wright, Kevin J. Vanhoozer, John Walton, entre outros, assinam “Declaração Cristã sobre a Ciência para Tempos de Pandemia”
“A vacinação é uma provisão de Deus que irá prevenir doenças não apenas para nós mesmos, mas para os mais vulneráveis entre nós (Mt 25.31-36)”, diz uma declaração assinada por uma grande variedade de líderes cristãos, incluindo muitos cientistas.A “Declaração Cristã sobre a Ciência para Tempos de Pandemia” foi publicada no site do BioLogos, uma organização de ciência e fé fundada pelo vencedor do Prêmio Templeton e renomado genetista Francis Collins.
Mais de 5 mil pessoas já assinaram a declaração, que “conclama os cristãos a seguirem os conselhos de especialistas em saúde pública e a apoiarem os cientistas que realizam pesquisas biomédicas cruciais sobre a Covid-19”.
A declaração, que foi assinada por cientistas, teólogos, líderes religiosos, autores e outros, diz: “Estamos profundamente preocupados com a polarização e a politização da ciência no espaço público, quando tantas vidas estão em jogo. A palavra ‘ciência’ tornou-se uma arma nas guerras culturais. Os cientistas são difamados e suas descobertas são ignoradas, enquanto as teorias da conspiração se tornam virais. Infelizmente os cristãos parecem igualmente suscetíveis a essas tendências. Cristãos igualmente comprometidos e sérios podem discordar sobre as políticas públicas adotadas em resposta ao coronavírus, mas nenhum de nós deve ignorar evidências científicas claras ”.
“A Bíblia ensina que nossos corpos são feitos de maneira assombrosa e maravilhosa por Deus (Sl 139.14). Assim, quem faz pesquisa biomédica – seja ele cristão ou não – está estudando a própria obra de Deus ”.
Francis Collins e outros cientistas cristãos estão envolvidos na busca global por uma vacina que possa ajudar a combater o coronavírus. Quase 900 mil pessoas já morreram, no mundo todo, devido à Covid-19.
“Buscar tratamento médico não é sinal de fraqueza na fé em Deus, mas uma aceitação grata dos dons de Deus”, afirmam os signatários. A declaração descreve também os processos por meio dos quais a comunidade científica trabalha para deter o vírus.
Um apelo às igrejas
A declaração também conclama as igrejas a agirem com sabedoria espiritual. “As perdas econômicas e dificuldades sociais da pandemia são dolorosas, e cristãos comprometidos discordarão sobre como equilibrar essas necessidades com as necessidades de saúde. Ainda mais perto de nossos corações está o impacto da quarentena sobre a comunhão nas igrejas. Conforme as igrejas reabrem, os cristãos precisam equilibrar o chamado de Deus para se reunir com o chamado de Deus para proteger os vulneráveis entre nós. Precisamos mais do que a ciência para tomar essas decisões; precisamos de uma fé bíblica que nos torne sábios e criteriosos” (Tg 3.13-18).
E acrescenta: “Como os cristãos ao longo da história demonstraram durante outras pandemias, nossa fé é o que nos move a ter uma profunda compaixão pelos doentes, os jovens, os velhos e os vulneráveis, ao seguirmos o mandamento de Jesus de cuidar dos "mais pequeninos" (Mt 25.31-36). Nossa fé nos chama a nos sacrificar pelos outros e aceitar limitações temporárias em nossas liberdades, porque temos uma liberdade permanente e completa em Cristo (Hb 10.34). Nossa fé nos ajuda a sermos humildes e pacientes ao discutir questões controversas (Ef 4.2-3). É a nossa fé, não a ciência, que vence o medo e traz esperança. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro sempre presente na angústia (Sl 46.1) ”.
O manifesto se encerra com alguns conselhos práticos, como a necessidade de “usar máscaras”, “vacinar-se”, “corrigir desinformações”, “trabalhar pela justiça” e “orar”.
Para ler a Declaração completa (somente em inglês), acesse aqui.
Traduzido por Reinaldo Percinoto Junior.
Publicado originalmente no site Evangelical Focus. Reproduzido com permissão.
Reinaldo Percinoto Jr. mora em Viçosa, MG, com sua esposa Maira e seus dois filhos, João Marcos e Daniel.
- Textos publicados: 33 [ver]
08 de setembro de 2020- Visualizações: 6739
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Livramento e libertação de todo mal
- Lista Mundial da Perseguição 2026: 388 milhões de cristãos em todo o mundo são perseguidos ou discriminados por sua fé em Jesus
- Deus cura hoje?
- Os 10 livros mais lidos em 2025
- Entre o vazio e o poder: a crise contemporânea da liderança
- Ultimato – 58 anos em 8 minutos
- Trabalho e insatisfação não devem andar juntos
- Shalom – chamados a crer e a viver em paz
- Editora Mundo Cristão comemora 60 anos
- UniEVANGÉLICA amplia oferta de EAD e lança cursos semipresenciais para o vestibular 2026
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Relatório independente do Reino Unido aponta que a Igreja da Inglaterra “criou uma cultura onde o abuso sexual poderia ser escondido”
População do Haiti sofre de desnutrição






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)