Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

N. T. Wright, Kevin J. Vanhoozer, John Walton, entre outros, assinam “Declaração Cristã sobre a Ciência para Tempos de Pandemia”

“A vacinação é uma provisão de Deus que irá prevenir doenças não apenas para nós mesmos, mas para os mais vulneráveis entre nós (Mt 25.31-36)”, diz uma declaração assinada por uma grande variedade de líderes cristãos, incluindo muitos cientistas.

A “Declaração Cristã sobre a Ciência para Tempos de Pandemia” foi publicada no site do BioLogos, uma organização de ciência e fé fundada pelo vencedor do Prêmio Templeton e renomado genetista Francis Collins.

Mais de 5 mil pessoas já assinaram a declaração, que “conclama os cristãos a seguirem os conselhos de especialistas em saúde pública e a apoiarem os cientistas que realizam pesquisas biomédicas cruciais sobre a Covid-19”.

A declaração, que foi assinada por cientistas, teólogos, líderes religiosos, autores e outros, diz: “Estamos profundamente preocupados com a polarização e a politização da ciência no espaço público, quando tantas vidas estão em jogo. A palavra ‘ciência’ tornou-se uma arma nas guerras culturais. Os cientistas são difamados e suas descobertas são ignoradas, enquanto as teorias da conspiração se tornam virais. Infelizmente os cristãos parecem igualmente suscetíveis a essas tendências. Cristãos igualmente comprometidos e sérios podem discordar sobre as políticas públicas adotadas em resposta ao coronavírus, mas nenhum de nós deve ignorar evidências científicas claras ”.

“A Bíblia ensina que nossos corpos são feitos de maneira assombrosa e maravilhosa por Deus (Sl 139.14). Assim, quem faz pesquisa biomédica – seja ele cristão ou não – está estudando a própria obra de Deus ”.

Francis Collins e outros cientistas cristãos estão envolvidos na busca global por uma vacina que possa ajudar a combater o coronavírus. Quase 900 mil pessoas já morreram, no mundo todo, devido à Covid-19.

“Buscar tratamento médico não é sinal de fraqueza na fé em Deus, mas uma aceitação grata dos dons de Deus”, afirmam os signatários. A declaração descreve também os processos por meio dos quais a comunidade científica trabalha para deter o vírus.

Um apelo às igrejas
A declaração também conclama as igrejas a agirem com sabedoria espiritual. “As perdas econômicas e dificuldades sociais da pandemia são dolorosas, e cristãos comprometidos discordarão sobre como equilibrar essas necessidades com as necessidades de saúde. Ainda mais perto de nossos corações está o impacto da quarentena sobre a comunhão nas igrejas. Conforme as igrejas reabrem, os cristãos precisam equilibrar o chamado de Deus para se reunir com o chamado de Deus para proteger os vulneráveis entre nós. Precisamos mais do que a ciência para tomar essas decisões; precisamos de uma fé bíblica que nos torne sábios e criteriosos” (Tg 3.13-18).

E acrescenta: “Como os cristãos ao longo da história demonstraram durante outras pandemias, nossa fé é o que nos move a ter uma profunda compaixão pelos doentes, os jovens, os velhos e os vulneráveis, ao seguirmos o mandamento de Jesus de cuidar dos "mais pequeninos" (Mt 25.31-36). Nossa fé nos chama a nos sacrificar pelos outros e aceitar limitações temporárias em nossas liberdades, porque temos uma liberdade permanente e completa em Cristo (Hb 10.34). Nossa fé nos ajuda a sermos humildes e pacientes ao discutir questões controversas (Ef 4.2-3). É a nossa fé, não a ciência, que vence o medo e traz esperança. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro sempre presente na angústia (Sl 46.1) ”.

O manifesto se encerra com alguns conselhos práticos, como a necessidade de “usar máscaras”, “vacinar-se”, “corrigir desinformações”, “trabalhar pela justiça” e “orar”.

Para ler a Declaração completa (somente em inglês), acesse aqui.

Traduzido por Reinaldo Percinoto Junior.

Publicado originalmente no site Evangelical Focus. Reproduzido com permissão.

Reinaldo Percinoto Junior mora em Viçosa, MG, com sua esposa Maira e seus dois filhos, João Marcos e Daniel.
  • Textos publicados: 20 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.